Mundial2018: Ecaterimburgo, a indústria do aço entre a Europa e Ásia
No sopé dos imponentes e vastos montes Urais, esta metrópole tem ganhado uma crescente importância económica e política, que faz com que, por exemplo, Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos tenham instalado aqui consulados.
Fundada em 1723, recebeu a designação em homenagem a Catarina I da Rússia, esposa do czar Pedro O Grande, que decretou a sua construção 20 anos depois de ter decidido o mesmo com São Petersburgo.
Cresceu em nome dos superiores interesses da nação quanto ao desenvolvimento da indústria siderúrgica, onde imperou a lei do aço, que ajudou a criar muralhas fortificadas nesta que é a principal referencia urbana da região dos Urais.
No século XVIII era conhecida como o centro de produção de ferro da Rússia, mas agora o que lhe dá fama são os arrojados edifícios de arquitetura moderna, numa urbe servida por eficiente rede de medro e aeroporto internacional.
Atualmente é também um dos destinos com maior projeção em termos culturais e desportivos do país, sendo igualmente um dos pontos centrais o mítico comboio Transiberiano, bem como a sede das principais forças terrestres da tropa russa.
Entre 1924, quando morreu o líder revolucionário Iákov Sverdlov, e 1991, no colapso da União Soviética, a cidade chamou-se Sverdlovsk, em consagração à referência histórica do partido.
Ao nível histórico, ainda a curiosidade de ter sido o palco da execução da família dinástica e imperial Romanov -- Nicolau II, o último czar -, em 17 de julho de 1918, na Casa Ipatiev, às mãos de tropas bolcheviques durante a Guerra Civil da Rússia: a Igreja do Sangue foi erguida para celebrar a canonização da família.
Ecaterimburgo situa-se em zona natural de especial beleza, rodeada por colinas arborizadas e pequenos lagos.
Ficha de Ecaterimburgo.
- Estado: Sverdlovks Oblast.
- Área: 490 km2.
- População: 1.460.000 habitantes.
- Densidade populacional: 2.980 hab./km2.
- Fundação: 1723.
- Gentílico: Ecaterimburguês.
- Altitude: 270 metros.
- Distância para a capital: 1.755 quilómetros.
- Alcunhas: Sverdlovsk (1918 e 1991, durante a União Soviética).
- Principais clubes: FC Ural.
Nota: Valores aproximados.