Mundial decide-se entre 'bico de pato' e 'S de Senna'

Publicado a
Atualizado a

Domingo, a decisão do Mundial de Fórmula 1 vai passar pelas curvas "bico de pato", "de ferradura" ou "S de Senna". Mas o nome das curvas é apenas uma das curiosidades acerca do circuito onde se disputa o Grande Prémio do Brasil. Interlagos, a pista que recebe a última prova do mundial, foi remodelada este ano e pode proporcionar uma corrida mais rápida.

Com as obras, o asfalto foi trocado (agora tem mais aderência e menos ondulações) e a entrada das boxes foi alargada. Os responsáveis da pista prevêem que, graças à remodelação, os pilotos "melhorem o tempo de volta, endurecendo a disputa entre Hamilton, Alonso e Räikkönen", lê-se no site oficial da prova.

As obras devem ainda levar à superação da melhor volta da pista. Até agora, o melhor registo (1.10,229) pertence ao brasileiro Rubens Barrichello - foi concretizado em 2003, ao volante de um Ferrari. Interlagos é, de resto, pista-talismã para os "canarinhos". Em 2006, o vencedor foi Felipe Massa. E, nas 25 provas lá disputadas, oito foram ganhas por pilotos da casa.

Embora ainda lhe chamem Interlagos, desde 1985 que o nome oficial do autódromo é "José Carlos Pace", em honra de um piloto de F1 brasileiro falecido num acidente aéreo. Antes, o circuito tinha a designação do bairro paulista onde se situa, Interlagos, por estar entre os lagos de Billings e Guarapiranga.

Só 32 anos depois da inauguração (em 1940) é que o autódromo recebeu a primeira prova de Fórmula 1. A corrida de 1972 não contou para o Mundial, mas desde o ano seguinte que passou a fazê-lo. Entre 1973 e 1990, o Grande Prémio do Brasil ainda "saltitou" entre São Paulo (Interlagos) e Rio de Janeiro (Jacarepaguá), mas desde 1990 que não deixa a pista paulista.

Voltando às curvas, os nomes caricatos ("bico de pato" ou "ferradura") referem-se ao seu formato. Mas a "S de Senna" tem uma explicação adicional: quando o traçado foi reformado, em 1990, Ayrton Senna propôs que fosse feito um 'S' a ligar a recta das boxes à "curva do sol".|- R.S. e R.F.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt