Multinacional francesa duplica área e empregos com investimento de 8ME em Viana do Castelo
Trata-se da segunda fase do investimento da Eurostyle Systems, indústria de plásticos e borrachas, hoje apresentada em conferência de imprensa na Câmara de Viana do Castelo, que prevê a ampliação da fábrica de "seis para 12 mil metros quadrados".
A empreitada "vai ter início em maio e a conclusão está prevista para dezembro". A laboração começará "no início de 2018, atingindo um total de 120 postos de trabalho".
A primeira fase do empreendimento industrial, num investimento de 10 milhões de euros, está concluída. A fábrica "vai entrar em laboração durante o segundo semestre deste ano com 30 trabalhadores, número que duplicará (60) até final de 2017".
Em declarações aos jornalistas, após a assinatura do contrato de investimento com a autarquia local, o administrador do grupo francês, François Lemasson justificou a expansão do projeto industrial com "o empenho, o bom acolhimento e a eficácia da Câmara Municipal na apresentação de soluções".
François Lemasson referiu que "quase todas as marcas de automóveis produzidas na Europa têm peças produzidas pelo grupo", apontando como exemplos a Citroen, Opel, Nisssan, Renault, Audi, Volkswagen, entre outras.
O diretor da Eurostyle Systems em Portugal, Abílio Ferreira, referiu que a nova fábrica de Viana do Castelo "já tem uma carteira de encomendas que permitirá atingir um volume de negócios de 25 milhões de euros anuais".
O grupo, disse, produz peças em plástico para interiores e exteriores de viaturas, desde painéis de bordo, proteções laterais para portas, puxadores de portas, entre outros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, sublinhou que este segundo investimento da multinacional francesa "demonstra a confiança no município e confiança nos seus recursos humanos".
"Esta empresa vai operar com quadros técnicos, com pessoal qualificado. Um dos atrativos principais para se instalar em Viana do Castelo, além da boa localização, foi o facto termos bons recursos humanos. Isso significa que Viana do Castelo se está a posicionar como um 'cluster' automóvel", frisou José Maria Costa.
Em abril de 2016, tendo em conta a importância do investimento, a Câmara de Viana aprovou por unanimidade a atribuição de benefícios fiscais à Eurostyle Systems, no valor de 10.900 euros.
Criado em 1986, o grupo está hoje espalhado por vários países, desde França, Eslováquia, Rússia, Marrocos e Portugal e emprega cerca de 1.500 pessoas, trabalhando para as principais marcas automóveis.