Mulheres são aposta para audiências em série
Os números não permitem dúvidas nem desvios na estratégia. Os bons resultados obtidos pelas séries da ABC fazem os responsáveis do canal apostar no filão. E, de facto, a grelha para 2007/2008, apresentada esta semana, mantém a mesma fórmula: protagonistas femininos são sinal de boas audiências. Desde que mantenham a qualidade dos guiões.
A ABC, porém, está preocupada com o desgaste de séries como Donas de Casa Desesperadas. E por isso, admite injectar-lhes algumas novidades. Tudo para que a terceira tempora, actualmente em exibição, retome os valores das duas primeiras séries.
Rentabilizar Donas de Casa é importante, até porque o canal já anunciou que o epílogo só vai acontecer na sétima temporada. Ou seja, a procissão ainda agora vai a meio.
As grandes apostas para a nova grelha vão ser, no entanto, as séries Anatomia de Grey e Betty Feia, inspirada numa novela mexicana. Em ambas, o canal decidiu investir mais no protagonismo feminino, dando-lhes mais relevo para tentar recuperar as audiências perdidas.
Na sequência do sucesso de Anatomia de Grey, que pode ser vista na RTP e no canal Fox Life, a ABC ponderou criar uma outra série baseada no sucesso de uma personagem secundária, a neonatologista Addison Sheppard, ex-mulher do Dr. Grey Sheppard.
A outra grande aposta do canal é Betty Feia, em exibição na SIC, aos sábados depois de almoço, que é uma mistura entre a novela mexicana e Cinderela. A clássica história da menina feia e inocente, que, neste caso, vai trabalhar para uma revista de moda, com um universo diferente do qual está habituada.
A actriz, escolhida para interpretar este papel é a estreante America Ferrera, que foi recentemente reconhecida pelo júri dos Globos de Ouro, com o troféu de Melhor Actriz de Série de Humor/Musical.
Da nova grelha da ABC irão fazer parte, também, quatro comédias, um reality show e outras séries dramáticas. É o caso do Chasmere Máfia, do mesmo criador da série da concorrente HBO Sexo e a Cidade (que continua a ser tida como um marco internacional na ficção televisiva de qualidade) e Women's Murder Club, uma espécie de C.S.I. de mulheres, que faria as delícias dos apreciadores de séries.
O canal norte-americano confessou ainda a sua preocupação com a diminuição das audiências de Lost, também exibida em Portugal. Depois da ansiedade com que a nova temporada foi aguardada, as audiências desta última série estão muito abaixo do que era esperado.
Uma questão melindrosa e a ser encarada com atenção pelos responsáveis do canal, já que estão em causa valores económicos elevados, que se não forem reavaliados podem custar à estação de televisão muitos milhões de dólares. E, ainda por cima, a concorrência não dorme...|