Mulheres são 74% dos turistas e 57,9% da mão-de-obra do turismo em Cabo Verde
Divulgados pela coordenadora da ONU Mulheres em Cabo Verde, Cláudia Rodrigues, os dados, de 2015, apontam que 74% dos turistas que visitam Cabo Verde são mulheres, que representam igualmente 57,9 por cento da mão-de-obra do setor.
Os dados foram divulgados no âmbito de um ateliê sobre a abordagem de género no setor do turismo, que decorre entre hoje e sexta-feira, promovido pelo Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) em parceria com a Direção-Geral do Turismo e ONU Mulheres em Cabo Verde.
Cláudia Rodrigues, que coordena o Plano de Ação para a Transversalização da Abordagem Género no Turismo, considerou, citada pela agência de notícias cabo-verdiana Inforpress, que os dados demonstram que é preciso pensar o tipo de pacotes turísticos que o país deve oferecer e trabalhar para um turismo sustentável, que beneficie homens e mulheres.
"Tendo em conta que o turismo tem o rosto feminino, a nossa ideia é que as instituições nacionais possam influenciar o turismo praticado no arquipélago através de um plano de ação que vá ao encontro da verdadeira promoção da igualdade de género", defendeu, por seu lado, a presidente do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Rosana Almeida.
Cabo Verde recebeu, nos primeiros nove meses deste ano, mais de 512 mil turistas, totalizando 3,3 milhões de dormidas, o que se traduz num aumento de 11,0% no número de hóspedes relativamente ao mesmo período de 2016.