Muhammad Ali do ténis surpreende em Melburne

Jogador francês qualificou-se para as semifinais ao vencer o debilitado Novak Djokovic e vai jogar com Roger Federer
Publicado a
Atualizado a

O francês Jo-Wilfried Tsonga foi finalista vencido do Open da Austrália, em 2008, tendo perdido com o sérvio Novak Djokovic. Ontem, verificou-se a vingança, com Tsonga a derrotar Djokovic nos quartos-de-final do torneio australiano, a primeira prova do Grand Slam de 2010, por 7-6 (10/8), 6-7 (5/7), 1-6, 6-3, 6-1.

O Open da Austrália é uma prova-fétiche para Tsonga, dado que foi o único torneio do Grand Slam em que foi finalista. No ano passado ficou-se pelos quartos-de-final.

Tsonga é conhecido por Muhammad Ali, devido à sua semelhança física com o lendário pugilista americano. Essa pujança física resulta da sua herança genética: é filho de um antigo jogador congolês profissional de andebol. A mãe é francesa, nacionalidade que o tenista adoptou.

A envergadura física do francês destaca-se nos courts e foi decisiva para derrotar um debilitado Djokovic. "Foi um dos mais belos jogos da minha carreira. Hoje (ontem), vivi um bom momento, agora quero jogar contra o melhor", afirmou Tsonga, que vai defrontar Roger Federer nas meias-finais do torneio de Melburne. O número um do ranking mundial qualificou-se ao derrotar o russo Nikolay Davydenko, por 2-6, 6-3, 6-0, 7-5.

O triunfo de Tsonga não se baseou só na parte física, a sua atitude descontraída durante os jogos também contribuiu para o êxito. "Muita gente diz que os jogadores franceses não têm força mental. Provei neste jogo que isso não é verdade", explicou o gaulês.

Apaixonado pelo futebol e pelo basquetebol, o jovem Tsonga optou aos sete anos pelo ténis. Em 2003, ganhou o torneio de juniores do Open dos Estados Unidos. No ano seguinte iniciou a sua carreira profissional. Além do desporto, gosta de cinema e de música.

No ténis, a sua principal inspiração foi o seu compatriota Yannick Noah, outro francês negro que brilhou nos courts mundiais nos anos 80 e já retirado da alta competição.

Tsonga, que nasceu a 17 de Abril de 1985, em Le Mans - localidade que se tornou famosa pelas 24 Horas de resistência automóvel -, reside actualmente em La Rippe, na Suíça.

Presentemente é o número dez do ranking mundial e a sua melhor classificação foi o sexto lugar, em Novembro de 2008. Ganhou cinco torneios, entre eles o Masters 1000 (Paris-Bercy).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt