MUDE com 250 cartazes que ilustram a político no séc. XX

Publicado a
Atualizado a

Cerca de 250 cartazes políticos que mostram líderes como Kennedy, Che Guevara e Salazar, na maioria provenientes de uma colecção suíça, podem ser vistos a partir de sexta-feira no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa.

Trata-se da primeira exposição temporária do museu, inaugurado a 21 de Maio no edifício que acolheu a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, na Rua Augusta.

Em declarações hoje à Agência Lusa pouco antes de uma visita guiada aos jornalistas, a directora do MUDE, Bárbara Coutinho, indicou que "Ombro a Ombro" reúne um conjunto de cartazes com os protagonistas políticos do século XX, "mostrando como a imagem foi construída e desconstruída" neste suporte.

"Dá-nos a perceber melhor a importância do design gráfico na construção do discurso político contemporâneo", observou a responsável, explicando que a iniciativa "faz sentido sobretudo num ano de várias eleições em Portugal".

"Ombro a Ombro" - com cartazes provenientes do Museu do Design de Zurique, na Suíça, que detém a maior colecção do mundo no género, com cerca de 350 mil peças - inclui ainda um pequeno núcleo com posters portugueses, elaborado com a colaboração de várias entidades nacionais.

Segundo Bárbara Coutinho, essas entidades foram a Comissão Nacional de Eleições, os Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, a Universidade de Aveiro, o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, entre outras.

Cartazes e fotografias com imagens de Oliveira Salazar, Aníbal Cavaco Silva, Álvaro Cunhal, um conjunto de imagens dos anos 1980 de propaganda da Aliança Democrática, em que surgem Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Gonçalo Ribeiro Teles representam o núcleo português disperso pela exposição.

Por seu turno, o director do Museu do Design de Zurique, Christian Brendle, explicou as várias formas de propaganda política nos cartazes, onde a comunicação é feita com estratégias muito diferentes: a inclusão de famílias, crianças, imagens associadas ao povo e a certos valores morais e religiosos.

O cartaz mais antigo na exposição data de 1924 e mostra uma figura do Partido Socialista italiano, mas estão presentes figuras políticas muito conhecidas como vários presidentes dos Estados Unidos - Kennedy, Obama, Clinton - e ainda Adolf Hitler, Mussolini, Le Pen, François Miterrand, Sarkozy, Angela Merkel e até Che Guevara.

"Nestes cartazes podemos ver como comunicam os políticos se tiverem que estar calados", comentou Christian Brendle sobre as posturas, as cores escolhidas, os símbolos associados nas várias imagens, e que dão pistas ao público sobre as mensagens que os dirigentes tentaram dar através destes posters.

"Ombro a Ombro" é inaugurada sexta-feira no segundo piso do MUDE e ficará patente até 13 de Setembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt