diario-de-noticias
Muçulmanos festejam o fim do mês do Ramadão
Os muçulmanos iniciam esta segunda-feira as festividades 'Eid ul-Fit' ('Celebração do fim do jejum'), que marcaM o fim do jejum do Ramadão, o nono mês do calendário islâmico. Durante este mês os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão.
No Egito, no Iraque, no Qatar e na Síria, por exemplo, amanhã será o primeiro dia dos três dedicados a esta festa. Nos Emirados Árabes Unidos, as comemorações iniciam-se hoje, tal como na Jordânia embora todos os festejos tenham sido cancelados em solidariedade com as vítimas do ataque israelita contra a Faixa de Gaza. No Afeganistão, o dia também é de festa apesar de a recontagem dos votos na segunda volta das eleições presidenciais ter sido novamente suspensa.
O primeiro dia do "Eid ul-Fitr" põe fim ao Ramadão, mês durante o qual os fiéis adultos devem abster-se de comer, beber, fumar e manter relações sexuais entre o nascer e o pôr do sol.