Mourinho admite 'negócio Pelé' logo, Quaresma está quase fechado
Inter. Técnico revela que Pelé "pode ir para Portugal". Médio e 25 milhões 'pagam' Quaresma
A compra do passe de Ricardo Quaresma pelo Inter de Milão está quase fechada. O negócio foi confirmado, ontem, de forma indirecta, por José Mourinho. "Não convoquei Pelé porque hoje [ontem] ou amanhã [hoje] pode acontecer alguma coisa que o leve para Portugal", revelou o técnico dos nerazurri. Ora, Pelé é uma das moedas de troca que os milaneses oferecem ao FC Porto por Quaresma (junto com um valor que pode chegar aos 25 milhões de euros).
O negócio não tinha sido oficializado até à hora do fecho desta edição, mas deverá ser muito em breve. Até porque, às 19.00 de segunda-feira, dia 1, fecham as inscrições de jogadores nas principais ligas europeia. A tentar concluir as negociações, em Milão, estão Jorge Mendes, empresário do extremo português, e Fernando Gomes, administrador da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto.
Segundo a imprensa italiana, o Inter oferece ao FC Porto um valor entre 22 e 25 milhões de euros mais Pelé (possívelmente a título definitivo). O médio estava renitente em voltar a Portugal, mas José Mourinho parece tê-lo convencido de que essa é a melhor opção para a sua carreira. E ontem, ao anunciar a convocatória do Inter para o jogo de hoje com a Sampdoria, o treinador do clube de Milão quase deu a saída por certa. "Neste momento nada está fechado", afirmou Mourinho, que, contudo, antes, já deixara tudo claro: "Não convoco Pelé porque não posso arriscar que lhe aconteça alguma coisa, quando pode passar a representar outro clube a partir de segunda-feira".
2,5 milhões anuais para Quaresma
Os dividendos do FC Porto ainda não estão confirmados, mas Ricardo Quaresma já sabe que terá à sua espera um contrato milionário. Segundo o diário Gazzetta dello Sport, o internacional português deverá assinar contrato até 2012, passando a receber um salário de 2,5 milhões de euros/ano.
A confirmar-se o negócio, termina a principal novela do defeso no futebol português. Em Maio, Quaresma afirmou "está na hora de sair, vamos ver o que acontece". E desde aí que tem sido fortemente conotado com o Inter. Inicialmente, o FC Porto pedia 40 milhões de euros pelo extremo [valor da cláusula de rescisão]. O tempo foi passando, o Inter insistiu e Quaresma ficou ausente das convocatórias para todos os jogos oficiais de 08/09.
Agora tudo parece próximo da resolução. O jovem, "criado" no Sporting e lançado por Lazslo Böloni (que, graças à técnica, velocidade e imprevisibilidade o apelidou de "Mustang") está prestes a começar a segunda experiência internacional. A primeira, em 2003/2004, no Barcelona, não foi feliz. Agora, quase a fazer 25 anos, espero-o "o momento da verdade", no Inter de José Mourinho.