Mostra em Macau sobre segurança nacional chinesa atrai 21.940 visitantes em menos de um mês

Macau, China, 06 mai 2019 (Lusa) -- A Exposição de Educação sobre a Segurança Nacional chinesa que está patente no Museu das Ofertas sobre a Transferência de Soberania de Macau registou em menos de um mês 21.940 visitantes, anunciaram hoje as autoridades.
Publicado a
Atualizado a

A mostra organizada pelo Governo de Macau e pelo gabinete de ligação do Governo central no território administrado pela China abriu ao público em 15 de abril e, "devido à sua importância e valor, atraiu muitas pessoas, membros de associações cívicas e jovens, com as escolas a organizarem visitas de estudo", pode ler-se no comunicado.

Na cerimónia de inauguração da exposição que termina a 15 de maio, o chefe do Governo de Macau, Chui Sai On, sublinhara que "a defesa da segurança nacional é uma responsabilidade constitucional" e que para o território "existe somente o dever para com 'um país', sem distinção dos 'dois sistemas'".

Em pouco mais de um ano, Macau decidiu investir no reforço da videovigilância, na lei da cibersegurança (para proteger operadores de infraestruturas críticas e garantir a segurança pública e ordem pública), lei da utilização e proteção da bandeira, emblema e hino chineses (que prevê pena até três anos de prisão a quem pública e intencionalmente ultrajar os símbolos e representações do país) e a lei de bases da proteção civil, na qual o crime de falso alarme social pode também resultar em três anos de cadeia.

No sábado, a guarnição do Exército de Libertação do Povo Chinês estacionada em Macau e a Direção dos Serviços de Educação e Juventude promovem uma atividade de formação sobre o içar da bandeira nacional destinada aos alunos do ensino secundário.

Após mais de 400 anos sob administração portuguesa, Macau passou a ser uma Região Administrativa Especial da China a 20 de dezembro de 1999, com um elevado grau de autonomia acordado durante um período de 50 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt