Morte de Ledger dificulta promoção de 'Batman'

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A morte de Heath Ledger - o actor de 28 anos que, na passada terça-feira, foi encontrado morto no seu apartamento de Nova Iorque - está a comprometer a promoção do seu último filme, The Dark Knight, sequela de Batman cuja estreia nos EUA está prevista para 18 de Julho.

Ledger tem um dos papéis principais, o de Joker, e os primeiros trailers e cartazes do filme , realizado por Christopher Nolan, apresentam-no "irreconhecível debaixo de uma maquilhagem de pesadelo", indicando que deu à personagem "uma dimensão sem precedentes", escreve a AFP.

As imagens promocionais de The Dark Knight já foram vistas no You Tube por mais de sete milhões de utilizadores de Internet, acrescenta a AP. E o excerto de uma entrevista do actor acerca deste papel, também disponível no You Tube, teve mais de um milhão de visitas.

Precisamente por isso, a situação é delicada para a Warner Brothers: como vender este blockbuster de Verão, orçado em 150 milhões de dólares, sem dar a ideia de que se está a lucrar com a tragédia e a explorar a curiosidade mórbida do público?

O estúdio ainda não se pronunciou sobre o assunto. Mas Hollywood já comenta o caso, uma vez que toda a campanha promocional gira em torno de Joker, não de Batman (interpretado, de novo, por Christian Bale).

"A Warner está numa posição difícil. Inicialmente queriam capitalizar com o burburinho que rodeou a performance de Heath. Agora, vão ter de virar 180 graus", disse àAFP Jeff Bock, analista da Exibitor Relations. A morte do actor australiano ensombra um dos maiores títulos de Hollywood, que rendeu 1,6 mil milhões de dólares nos cinco filmes anteriores, recorda Jeff Bock.

Lew Harris, director do site movies.com, é da opinião que a imagem de Ledger nos cartazes deve ser substituída pela de Christian Bale, porque seria perturbador ver o seu rosto a promover o filme nas ruas. Já Stuart Levine, editor adjunto da Variety, considera que apagar o actor da campanha seria "um erro", porque neste filme as pessoas querem é ver como Ledger interpreta Joker.

Qualquer mudança de rumo na promoção seria mal recebida, afirmou ao The Wall Street Journal o responsável de um estúdio concorrente da Warner, sob anonimato. Concluindo que "o melhor que podia acontecer era continuar o marketing e a campanha não se transformar numa cerimónia fúnebre".| Com agências

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