Morreu o escritor norte-americano Elmore Leonard

O escritor norte-americano Elmore Leonard, autor de vários policiais, conhecidos pela adaptação para cinema, morreu hoje, aos 87 anos, em Detroit, Estados Unidos, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

A notícia foi dada na página oficial do escritor, que estaria a recuperar de um ataque súbito que sofreu no início do mês, numa altura em que preparava "intensamente" um novo romance policial.

Nascido a 11 de outubro de 1925, em Nova Orleães, Elmore Leonard começou por escrever "westerns", mas mais tarde focou-se sobretudo no género policial, publicando mais de 40 títulos, muitos deles adaptados para cinema.

Entre as histórias mais conhecidas que chegaram ao grande ecrã contam-se "Um homem", de Martin Ritt, protagonizado por Paul Newman em 1957, "Jackie Brown", de Quentin Tarantino, "O comboio das 3 e 10", de James Mangold, "Romance perigoso", de Steven Soderbergh, e "Jogos quase perigosos" ("Get shorty", no original), de Barry Sonnenfeld.

[youtube:0OsGZzr2mt0]

Com obra também adaptada para televisão, Elmore Leonard foi distinguido em novembro de 2012 pela National Book Foundation, pelo contributo para a literatura norte-americana, por conta de um "trabalho literário cheio de vida e com um estilo inimitável".

Em Portugal estão publicados vários títulos do autor, nomeadamente "Justiça de crocodilo", "Crianças pagãs", "Cuba libre" e "Unha com carne".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt