Morreu o antigo futebolista do Sporting Galaz
O antigo futebolista do Sporting José João Galaz de Abreu, conhecido como Galaz, morreu hoje aos 84 anos, revelou fonte da família.
Nascido em Lagos, no Algarve, a 04 de outubro de 1931, Galaz começou a jogar futebol como avançado num clube de Lagos denominado Faísca, passando depois para os juniores do Portimonense e daí para o Vitória de Setúbal, ao serviço do qual despertou a cobiça do Sporting.
Com um porte físico assinalável, chegou a Alvalade no defeso de 1953, tendo feito a sua estreia oficial pelo Sporting a 18 de outubro na Covilhã, frente ao Sporting local, jogo que terminou com um empate a dois golos.
Marcou pela primeira vez a 06 de dezembro, num Sporting-Boavista, que os 'leões' venceram por 2-1, e não tardou a ganhar um lugar de titular indiscutível, formando dupla com Caldeira, numa época em que os 'leões' conquistaram a 'dobradinha' (Campeonato e Taça).
Voltou a ser campeão pelo Sporting na época de 1956/57, tendo sido o futebolista mais utilizado do plantel com 31 jogos, a alternar nas posições de defesa-central e de médio-centro.
Completou um total de sete épocas em Alvalade, realizando 139 jogos oficiais e marcando três golos pelo Sporting, pelo qual fez o último jogo a 24 de abril de 1960, frente ao Farense, em Faro, despedindo-se com uma derrota (4-3), que não impediu os 'leões' de seguirem em frente na Taça de Portugal, pois tinham vencido na primeira mão por 6-0.
Galaz ainda regressou ao Vitória de Setúbal, tendo jogado mais três épocas.
O velório realizar-se-á na quinta-feira, na Igreja de Santa Isabel, em Campo de Ourique, a partir das 18:00, e o funeral seguirá para Lagos, sua terra natal.