Morreu Louis Jourdan, o último 'amante francês'

O ator, nascido em Marselha e cujo verdadeiro nome era Louis Robert Gendre, afirmava nunca ver os seus filmes.
Publicado a
Atualizado a

O ator francês Louis Jourdan, que fez carreira em Hollywood e ficou famoso em filmes como o musical Gigi, morreu no sábado, em Los Angeles. Tinha 93 anos.

Jourdan "era o último 'amante francês' de Hollywood, como tinham sido Maurice Chevalier e Jean-Pierre Aumont", diz o seu biógrafo oficial, Olivier Minne. Mas, curiosamente, foi casado mais de 60 anos com Berthe Frederique Jourdan, que morreu no ano passado. "Ele personificava a elegância francesa e Hollywood propôs-lhe papéis nesse registo", acrescentou.

O ator, nascido em Marselha e cujo verdadeiro nome era Louis Robert Gendre, afirmava nunca ver os seus filmes e considerava que Hollywood, onde começou a trabalhar após a II Guerra Mundial, lhe tinha "criado uma imagem". "Eu era o clichê francês", dizia. Em papéis de galã primeiro, e mais tarde, mais maduro, em papéis de vilão, como Kamal em Octopussy.

Para o seu biógrafo, Louis Jourdan era "um homem dos sete ofícios, ator mas também apresentador de televisão em grandes programas com Judy Garland, Frank Sinatra e Jerry Lewis". Jourdan também fez teatro e foi manequim, nomeadamente para Pierre Cardin.

Em 2010 foi condecorado com as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra. O ator morreu tranquilamente na sua casa de Beverly Hills, disse Minne.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt