Morreu Gilberto Gonçalves, o ator português mais velho

Gilberto Gonçalves, 91 anos, o ator português mais velho, faleceu segunda-feira e foi a sepultar hoje de manhã, no Cemitério dos Prazeres, disse um familiar à agência Lusa.
Publicado a
Atualizado a

O ator, natural do bairro lisboeta da Mouraria, morreu na segunda-feira no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, nos arredores de Lisboa, disse a mesma fonte.

Gilberto Gonçalves que participou em filmes como "O Convento" (1995), de Manoel de Oliveira, com Catherine Deneuve e John Malkovich, começou a trabalhar na década de 1930.

Deu os primeiros passos no palco na Sociedade de Instrução Guilherme Consul, em Lisboa, ao lado de nomes como José Viana, Raul Solnado e Varela Silva.

Fez o curso de teatro do Conservatório até ao exame final, quando "o proibiram de apresentar o seu texto, por questões políticas", contou à Lusa o seu filho Rui Gonçalves.

"Interrompeu as lides do teatro até aos anos 1960, tendo sido, durante esse tempo, operário no Arsenal do Alfeite, em Almada", disse a mesma fonte.

Gilberto Gonçalves regressou então aos palcos "pela mão de Raul Solnado e continuou ininterruptamente a trabalhar em diversas companhias portuguesas".

Em 1977 integrou o elenco base do Teatro do Bairro Alto/Cornucópia, onde esteve 19 anos. Referindo-se a este período, o filho disse à Lusa que foi "um tempo muito estimulante e feliz para ele".

Participou em vários programas televisivos, fez rádio e cinema. Retirou-se em 1996, "por iniciativa própria, por considerar que 'um ator não deve arrastar-se pelos palcos'", contou Rui Gonçalves.

"O meu pai amava o teatro com toda a paixão, e os atores mais novos reconheciam-no como um ator de muita experiência e sempre pronto a passar os seus conhecimentos de uma forma desinteressada", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt