Morreu Amândio de Carvalho, antigo vice-presidente da FPF

Antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol tinha 79 anos
Publicado a
Atualizado a

Morreu esta sexta-feira, aos 79 anos, Amândio de Carvalho, vítima de doença prolongada. A notícia da morte do ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi avançada no site da instituição.

Na nota da FPF, o atual presidente, Fernando Gomes, expressa um "voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho", destacando que a sua competência e capacidade de liderança "deixaram marcas positivas na Federação e contribuíram para engrandecer o futebol português". "Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos de Amândio de Carvalho".

Eleito vice-presidente da Associação de Futebol de Setúbal em 1970, Amândio de Carvalho foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil na primeira passagem pela FPF. Em 1983, assumiu funções como vice-presidente da direção, presidida então por Silva Resende.

Foi o responsável pelas seleções que participaram no Europeu de 1984, em França, e no Mundial de 1986, no México.

Em 1989, regressou à Associação de Futebol de Setúbal, tendo voltado dez anos depois à FPF como vice-presidente administrativo na direção de Gilberto Madaíl. A partir de 2007, acumulou a vice-presidência com o cargo de responsável pela Seleção A, acompanhando as seleções no Euro 2008 e no Mundial de 2010.

Nascido a 10 de março de 1937, no Montijo, Amândio de Carvalho foi agraciado em 2011 com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, manifestou entretanto pesar pela morte de Amândio de Carvalho. "É sempre triste ver partir alguém com a importância de Amândio de Carvalho, que teve um trabalho fundamental nas seleções, principalmente no acompanhamento que fez no Europeu de 2008 e no Mundial de 2010", disse João Paulo Rebelo, em declarações à margem da Taça Davis em ténis, cuja eliminatória entre Portugal e Israel decorre nos campos do CIF.

O secretário de Estado acrescentou ainda que Amândio de Carvalho "permanecerá na memória coletiva como alguém com um papel muito importante no futebol português".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt