Morreu a soprano espanhola Montserrat Figueras

A soprano espanhola Montserrat Figueras, que dedicou grande parte da carreira à música antiga, morreu hoje aos 69 anos em Barcelona, informou a agência noticiosa Efe.
Publicado a
Atualizado a

Mulher do músico e maestro Jordi Savall, Montserrat Figueras foi uma das fundadoras do coro La Capella Real de Catalunya e do agrupamento Hespèrion XXI, criados como veículos de resgate do repertório musical europeu pré-romântico.

Integrou ainda o grupo de música antiga Ars Musicae, de Barcelona, com o qual interpretou obras dos mais importantes compositores espanhóis do século XVI.

Monserrat Figueras e Jordi Savall foram eleitos em 2008 "artistas pela paz" pela UNESCO e fundaram a editora Alia Vox, dedicada à edição de música antiga.

A soprano recebeu em 2003 o título de dama da Ordem das Artes e das Letras de Espanha.

Gaspar Fernandes e Frei Filipe da Madre de Deus são alguns dos compositores portugueses dos séculos XVI-XVII que Montserrat Figueras interpretou.

"Cançons de la Catalunya milenária - Planys & llegendes" foi o último disco editado da soprano, acompanhada pelos filhos, Arianna e Ferran Savall, e dos músicos sempre presentes nas formações criadas por si e por Jordi Savall, o harpista Andrew Lawrence-King, o regente e flautista Pedro Memelsdorff, o tangedor e guitarrista Rolf Lislevand, além do cravista e regente, fundador da orquestra Concerto Italiano, Rinaldo Alessandrini.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt