ModaLisboa: Luso-canadiano Andrew Coimbra estreou-se com "clássicos revisitados"
Andrew Coimbra, de 30 anos, estagiou na Proenza Schouler, em Nova Iorque, e lançou a sua marca homónima em 2015, ano em que foi um dos finalistas do concurso Emerging New Labels da Semana de Moda Masculina de Toronto. No ano passado, foi finalista na competição New Label do Toronto Fashion Institute. Hoje apresentou pela primeira vez uma coleção fora do Canadá.
A ligação a Portugal vem desde sempre. Filho de pai português, "do Norte, já bem perto de Espanha", nasceu e cresceu em Toronto, "numa casa portuguesa".
"Vivi sempre com a minha avó e o meu avô. A minha avó não falava inglês, então foi através dela que conheci a cultura portuguesa", partilhou com a Lusa no final do desfile, que decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, no âmbito da plataforma LAB, dedicada aos novos talentos.
Foi com os avós que veio "algumas vezes a Portugal na adolescência e no início dos 20s", entretanto, um amigo mudou-se para Lisboa e Andrew Coimbra tem-no "visitado várias vezes".
"A maior parte das vezes fui ao Norte, só recentemente é que conheci Lisboa e adoro a cidade", disse.
Foi a vida na cidade, no verão, que o inspirou a criar a coleção apresentada hoje, para a estação quente do próximo ano.
"Quando estava a desenvolver a coleção pensei em verão, um verão muito quente. Pensei nesta ideia de verão, calor, ir dar uma volta, pôr uma música a tocar e ir comprar uma lata de refrigerante, ou outra coisa qualquer, à loja da esquina. E gostei muito dessa ideia: estar na cidade, sentires-te bem contigo e viver a vida", contou.
Na coleção, Andrew Coimbra tem peças "multifunções", como "um casaco de fato descontraído que pode também ser usado mais 'chique', ou não".
"Porque precisamos de ter peças que sejam multifunções, que se adaptem a qualquer ocasião da vida", defendeu.
Além disso, o designer de moda foi também "inspirado por artistas contemporâneos e artistas urbanos, como 'graffiti', daí os padrões em algumas peças".
Andrew Coimbra classifica as peças que cria como "clássicos revisitados". "Não estou a criar nada surpreendentemente novo. Estou a usar que as pessoas veem uma nas outras todos os dias e estou a mudá-las um pouco, com pequenos detalhes. Gosto da ideia de roupa subtil, fixe, descontraída que qualquer um pode usar e acrescentar ao seu estilo", afirmou.
A coleção apresentada hoje na ModaLisboa estará à venda a partir de janeiro numa cadeia de lojas no Canadá, numa loja em Nova Iorque e em algumas lojas online nos Estados Unidos e no Canadá.
Vender na Europa, "especialmente em Portugal", é algo que Andrew Coimbra "adorava".
O primeiro passo para que tal possa vir a acontecer foi dado hoje.