Moçambique/Ciclones: Sistema de enchimento de botijas volta funcionar na Beira

Beira, Moçambique, 10 jun 2019 ( Lusa) - O sistema de enchimento de botijas de gás no Terminal Oceânico da Beira foi restabelecido quatro meses após o encerramento devido à passagem do ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique em março.
Publicado a
Atualizado a

"Tivemos que chamar o empreiteiro para fazer ajustamentos nas balanças e, neste momento, posso assegurar que o sistema está operacional e a Petrogas já está em condições de fazer os enchimentos a partir da Beira", afirmou Hélder Chambisse, presidente da Petromoc, gestora da infraestrutura.

De acordo com a fonte, citado hoje pelo diário Notícias, a operacionalização do terminal da Beira vai reduzir o diferencial do transporte do gás proveniente de Maputo, estimado num valor de 20 meticais por cada botija de 11 quilos.

Orçado em cerca de 38 milhões de dólares, o Terminal Oceânico da Beira foi financiado Exim Bank of Índia.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março, causando 604 vítimas mortais e afetando cerca de 1,8 milhões de pessoas.

Pouco tempo depois, Moçambique voltou a ser atingido por um ciclone, o Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, que matou 45 pessoas e afetou outras 250.000.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt