Miúdos brincam na Casa Branca

Publicado a
Atualizado a

EUA. Na casa mais célebre do planeta, que não deve a fama ao arquitecto Hoban mas ao facto de ser a residência oficial do presidente dos Estados Unidos, também viveram alguns filhos de líderes americanos.

Os ursos de peluche criados pela alemã Margarete Steiff, que surgiram em 1903 na Feira de Leipzig, rapidamente se popularizam entre os americanos com o nome de Teddy, o diminutivo do presidente Theodore Roosevelt. Tudo começou quando, numa caçada, o político se recusou a disparar sobre um urso ferido, alegando que não era digno de um desportista abater o antagonista fragilizado. O episódio inspirou os caricaturistas, que começaram a desenhar o Teddy's Bear e, sem o saber, a universalizar a expressão Urso Teddy.

E, no entanto, o urso de peluche talvez não tivesse tido grande importância na Casa Branca. O mais novo dos quatro filhos de Lincoln, o traquinas Tad, até prendeu duas cabras a uma cadeira e, perante o olhar reprovador da mãe, conduziu aquela espécie de quadriga pela sala de estar.

Também os filhos mais novos de Theodore Roosevelt, os pequenos desordeiros Archie e Quentin, não deviam trocar o seu carro de brinquedo - que conduziam a direito contra os valiosos retratos e por pouco não derrubou o busto do presidente Martin Van Buren (na época avaliado em 350 libras) - pelo peluche que ganhara o nome do pai. O pequeno John Kennedy Jr., que usava a secretária do pai na Sala Oval como esconderijo das suas brincadeiras, tendo de ser retirado de lá quando havia reuniões importantes, já é contemporâneo da rivalidade entre os dois blocos políticos da Guerra Fria, que pareciam emular-se, não apenas nas ogivas nucleares, mas também nos brinquedos. No breve mandato de Gerald Ford, a sua filha Susan já não tinha idade para peluches - até fez o baile de curso com as suas colegas do Holton-Arms na mais espaçosa divisão da residencial presidencial, a Sala Este, e teve de se contentar em dançar com o seu guarda-costas Billy Pifer.

Mas já a pequena Amy, filha de Jimmy Carter, que era rodeada de repórteres na sua primeira ida à escola, parecendo não aguentar com uma pasta do Snoopy, ainda tinha idade para brincar com os Teddy's Bears. E seria no tempo do seu pai que, se ainda houvesse dúvidas, o mundo percebeu que havia outras designações para o urso de peluche criado por Margarete Steiff. Afinal, a mascote dos Jogos Olímpicos de Moscovo, boicotados por Carter, era o Misha .|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt