Missão dos EUA em Benghazi alvo de ataque

A missão diplomática norte-americana na cidade líbia de Benghazi foi alvo na terça-feira à noite de um ataque com um engenho que explodiu sem fazer vítimas, indicou hoje fonte da embaixada dos Estados Unidos em Tripoli.
Publicado a
Atualizado a

"Houve um ataque na terça-feira à noite contra a missão dos Estados Unidos em Benghazi", disse à France Presse um responsável da embaixada, adiantando que se tratava de "um engenho explosivo" que não fez vítimas.

"Os Estados Unidos lamentam o ataque à sua missão diplomática em Benghazi", afirmou, sob anonimato, acrescentando que a embaixada apelou às autoridades líbias para reforçarem a segurança em torno das suas instalações na Líbia.

Uma fonte dos serviços de segurança em Benghazi confirmou o ataque, precisando que foi reivindicado pelo "Grupo do prisioneiro Omar Abdel-Rahman", que deixou folhetos no local a ameaçar os interesses norte-americanos na Líbia.

A embaixada dos Estados Unidos disse que não tinha informação sobre quem reivindicou o ataque.

Segundo a fonte dos serviços de segurança, o referido grupo com o nome do xeque egípcio Omar Abdel-Rahman, condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos, reivindicou também um ataque com 'rockets' perpetrado a 22 de maio contra instalações do Comité Internacional da Cruz Vermelha, em Benghazi.

O Conselho Nacional de Transição (CNT), no poder na Líbia desde o fim do regime de Muammar Kadhafi, indicou que as autoridades tentam obter mais informações sobre o ataque.

"Condenamos estes atos", afirmou Mohammed al-Harizi, porta-voz do CNT.

O ataque ocorreu depois de Washington ter anunciado a morte do número dois da Al-Qaida, o líbio Abu Yahya al-Libi, morto num ataque com um avião não tripulado, no Paquistão.

Omar Abdel-Rahman, de 73 anos, foi condenado em 1995 a prisão perpétua pela justiça norte-americana por conspiração para atacar alvos em Nova Iorque e para assassinar o antigo presidente egípcio Hosni Mubarak. Foi considerado o inspirador dos primeiros atentados contra o World Trade Center, que fizeram seis mortos e mil feridos, em 1993.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt