Minnie ajeitou o laço e prepara-se para ir à final

A elevada qualidade dos trabalhos dificultou a decisão do júri, que acabou por escolher um dragão e uma Minnie <br />
Publicado a

Tartarugas, elefantes, golfinhos, estrelas-do-mar, sereias e muitos outros motivos relacionados com a vida marinha foram os temas escolhidos para mais uma etapa do Construções na Areia. A preocupação com o meio ambiente era evidente nos trabalhos realizados pelos pequenos artistas que, ontem de manhã, deram uma outra vida ao areal da praia da Apúlia.

Do lado de fora do recinto, pais e familiares gritavam para os participantes. Ou era a barbatana do tubarão que precisava de ser melhorada ou era o laço do penteado da Minnie, famosa personagem da Disney, que ameaçava ruir e necessitava de consolidação.

A escolha do júri, constituído por técnicos da Câmara Municipal de Esposende, não foi fácil, mas depois de alguns minutos de apreciação lá chegaram a um resultado. No escalão A, o dos mais pequenos, a vencedora foi a Sara Ribeiro, que tem oito anos, reside na Apúlia, e já por diversas vezes participou nesta iniciativa do DN sem nunca ter vencido.

Ontem, o dragão que esculpiu na areia deu-lhe o primeiro lugar. Um dragão "que estava numa guerra e que se perdeu", explicou. A ideia do dragão foi "pescada" no imaginário dos contos de fadas e não no símbolo do FC Porto, "apesar desse ser também muito bom".

Mas enquanto a Sara colocou de parte a sua veia clubista, já o José Miguel Leite, de 10 anos e natural de Barcelos, não teve dúvidas. Era a águia benfiquista que queria trazer para o areal da Apúlia e, tanto se esforçou, que o seu trabalho obteve o segundo lugar. "Isto é para demonstrar que tenho confiança no meu clube", explicou. A prima, Sofia Isabel Afonso, de nove anos, ficou em terceiro lugar com a sua joaninha. "Desde o dia em que uma me pousou no braço quando estava no parque que passou a ser o meu animal preferido", afirmou a pequena escultora, também residente em Barcelos.

"O Construções na Areia já faz parte do calendário de Verão da Apúlia e quando as pessoas aqui chegam de férias uma das primeiras coisas que fazem é saber o dia em que a iniciativa se realiza", afirmou ao DN Carlos Mota, membro do júri. No escalão B, a vencedora foi a Inês Paulo, de 13 anos, que mora em Vila do Conde. A sua Minnie convenceu os jurados tal como a mão que protege o planeta, da Luana Osório, de 13 anos, de Amarante. Em terceiro lugar ficou o elefante da Verónica Fradique, de 13 anos, da Apúlia, e que promete voltar a concorrer no próximo ano.

ALFREDO TEIXEIRA

Diário de Notícias
www.dn.pt