Ministra da Justiça anuncia recrutamento de 120 inspetores para a PJ

O anúncio surge no dia em que investigadores da Unidade de Combate à Corrupção entregaram abaixo-assinado em que denunciam falta de meios.
Publicado a
Atualizado a

A ministra da Justiça anunciou esta terça-feira o recrutamento de 120 inspetores para a Polícia judiciária para "reforçar o combate à criminalidade mais grave e complexa" e preencher as vagas deixadas por aposentações.

"Estamos neste momento em condições de abrir um novo concurso para 120 inspetores estagiários", afirmou Paula Teixeira da Cruz na Conferência "Combate à Corrupção", que está a decorrer nas instalações da Polícia Judiciária em Lisboa.

O anúncio da ministra da Justiça foi feito no dia em que investigadores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária entregaram um abaixo-assinado em que denunciam que os meios de investigação criminal "são dramaticamente escassos" e que a "situação é insustentável".

Confrontada com estas queixas dos investigadores, Paula Teixeira da Cruz referiu que foi anunciando, "mais uma vez", um reforço de meios humanos e de meios materiais para a Polícia Judiciária.

Na conferência, Paula Teixeira da Cruz disse que, no passado dia 01 de dezembro, a Polícia Judiciária foi reforçada com 80 funcionários da área de apoio e ainda este mês vão tomar posse mais 10 funcionários e 73 novos inspetores que terminaram o período de estágio.

O presidente da direção regional sul da ASFIC/PJ, Nuno Domingues, explicou, à margem da conferência, que os investigadores criminais decidiram elaborar este documento, que foi assinado por 90% do efetivo, devido à "falta de meios existentes" na UNCC que é "replicável por toda a Polícia Judiciária".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt