Miniatura de 'Tyrannosaurus rex' foi encontrada na China
O fóssil de um dinossauro de três metros encontrado na China corresponde a uma miniatura do gigantesco Tyrannosaurus rex, garantem à revista Science cientistas da Universidade de Chicago.
A nova espécie terá 125 milhões de anos, precedendo, assim, em 60 milhões, o Tyrannosaurus rex. Apelidada de Raptorex kriegsteini, esta espécie tinha 65 quilos - 90 vezes menos que o Tyrannosaurus rex.
Os cientistas acreditam ser esta a ligação que faltava em relação às primeiras espécies do Tyrannosaurus rex. Nos últimos dez anos foram descobertos em rochas da Europa, Amé-rica do Norte e China fósseis de espécies mais primitivas, que datam de há cem milhões e de há 176 milhões de anos.
Estas descobertas já tinham permitido chegar à conclusão de que o Tyrannosaurus rex descendia de dinossauros de menor dimensão. Mas faltava encontrar uma ligação directa entre uns e outros. É por isso que os cientistas acreditam que o Raptorex kriegsteini é a peça que faltava para completar o puzzle.
"Está o mais perto possível da ligação que vamos encontrar da linhagem do Tyrannosaurus rex", disse o director desta investigação, Paul Sereno, da Universidade de Chicago. "Desde os dentes, aos músculos, passando pela cabeça larga e os membros dianteiros pequenos: tudo isto está num animal com o peso de um humano", disse.