Mina de areias pesadas da Kenmare expande operações em Moçambique
"A mina, localizada no distrito de Larde, província de Nampula, tem uma capacidade de produção total de cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano de ilmenite, além de subprodutos associados: rutilo e zircónio", anuncia a Kenmare em comunicado.
A empresa refere que tem de expandir a operação para a zona de Namalope Oeste "para manter essa produção", estimando que o local seja explorado aproximadamente por quatro a cinco anos.
As ações a desenvolver vão ser discutidas com a população no dia 21 de fevereiro, nas comunidades de Isoua e Mititicoma.
"Para a expansão das operações mineiras em Namalope Oeste, o Ministério do Ambiente recomendou a realização de uma adenda ao Estudo de Impacto Ambiental para a área, bem como a preparação de um plano de reassentamento", detalha a Kenmare, sobre os documentos a analisar.
Os minerais a que usualmente se faz referência com a expressão "areias pesadas" - por serem minúsculos cristais extraídos de areia -, são usados em aplicações industriais, tais como pigmentação de tintas e outros produtos, ou em sistemas de abrasão e isolamento, no caso do zircão.