Michael Phelps quer destronar Mark Spitz

Publicado a
Atualizado a

Vedetas em Pequim. Nadador americano pretende conquistar oito medalhas

Inúmeros heróis vão mais uma vez nascer nos Jogos de Pequim. Jovens nomes que ainda não conheceram o estrelato olímpico. Todavia, há atletas que regressam quatro anos depois de Atenas e, quer pelos resultados internacionais quer pelo mediatismo das suas modalidades, irão marcar com a sua presença a capital chinesa. Para além das incontornáveis figuras do atletismo, modalidade rainha nos Jogos nomes como os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal ou a equipa de basquetebol norte americana terão à sua volta a maior atenção da imprensa e dos seus fãs, independentemente dos resultados.

Mas com o nadador Michael Phelps as atenções estão já centradas nos objectivos anunciados pelo nadador norte-americano: conquistar oito medalhas de ouro e ultrapassar o seu compatriota Mark Spitz, em Munique 72.

Considerado o maior nome da natação na actualidade, o multicampeão Michael Phelps, 23 anos, é candidato ao título de grande figura dos Jogos de Pequim. Para isso, o nadador inscreveu-se em nove provas nos campeonatos dos EUA, a decorrer em Omaha (estado do Nebrasca) até domingo, competição que irá definir a equipa norte-americana para os Jogos de Pequim.

O nadador pretende assegurar a classificação no maior número de provas possível para tentar quebrar na China o recorde de sete medalhas de ouro na mesma edição do evento, obtido por Mark Spitz no jogos realizados na antiga Alemanha Federal, Munique 72.

Phelps, que irá participar nos seus terceiros Jogos Olímpicos, tentou o feito nos Jogos de Atenas, há quatro anos, mas falhou. Na ocasião, deixou a competição com seis medalhas de ouros e duas de bronze.

Apesar do ex-nadador australiano Ian Thorpe, vencedor de cinco ouros olímpicos e onze títulos mundiais durante sua carreira, ter dito que não acredita que Phelps conquista oito medalhas: "Há muita pressão muitas competições". Uma coisa é certa: Michael Phelps demonstrou que está em grande forma após melhorar o recorde do mundo de 400 metros estilos com um tempo de 4.05,25 minutos. O anterior recorde, que já lhe pertencia, foi estabelecido a 1 de Abril de 2007 nos Mundiais de Melburne, com um tempo de 4.06,08 minutos. Isto mesmo depois de ter sofrido um acidente de carro em Outubro, quando quebrou o pulso.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt