Mercado do vidro à lupa

Publicado a
Atualizado a

90%mercado Quase toda a produção de cristal e vidro manual da Marinha Grande se destina à exportação, embora o mercado nacional tenha crescido de modo significativo nos últimos anos.

30%França Os gauleses são os que mais compram cristal português, 30% da produção. É também o país com maior volume de fabrico próprio.

30%Espanha Foi o país onde mais cresceu a importação do produto português. Nos últimos anos atingiu um ritmo próximo dos 30%.

1997estados Unidos Este foi o melhor ano de exportação para os EUA. É um dos mercados onde os industriais mais apostam para aumentar vendas e onde também onde a Vitrocristal tem investido mais na divulgação da marca MGlass.

2500Trabalhadores Este é o número aproximado de vidreiros e outros operários que o vidro manual e a cristalaria empregam. Há 15 anos só uma das grandes empresas tinha cerca de 1200 pessoas.

55empresas É o total de empresas do sector. Grande parte das unidades tem 10 ou ainda menos trabalhadores e pouco mais de uma dezena empregam entre cem e 50 pessoas. Apenas duas unidades têm entre 500 e 250 pessoas.

50Anos A grande maioria dos trabalhadores do sector vidreiro tem entre 36 e 50 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt