Menor consumo de televisão em 2005

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O consumo de televisão dos portugueses caiu em 2005, face ao ano de 2004, segundo adianta um estudo da Marktest, citado pela Lusa.

Os dados mostram que dia- riamente cada português viu em sua casa, em média, 3,32 horas de televisão, mas a Marktest refe- re que a quebra no consumo de televisão pode dever-se aos even-tos mediáticos que ocorreram em 2004, casos do Euro 2004, do Rock in Rio ou dos Jogos Olímpicos, além de outros acontecimentos, como o 11 de Março, o tsunami no sudeste asiático ou mesmo a evolução da situação no Iraque.

O estudo mostra que os maiores consumidores de televisão em Portugal estiveram na região do Grande Porto, com um consumo médio de 3,41 horas, mais 4,4% do que a média do universo em foco.

Na divisão por classes foi a classe D (a mais baixa) que mais viu televisão, com um tempo de visionamento de 4,18 horas, o que representa um consumo superior em 22,1%, face ao universo do estudo. A Marktest destaca ainda o consumo diário superior a quatro horas para as mulheres, mais 8,5% do que a média do universo, e o valor de 4,48 horas para as pessoas com mais de 64 anos. Mas é entre os 25 e os 34 anos que se regista o maior aumento de consumo de televisão, com mais 2,5% em 2005, face a 2004. No Litoral Centro do continente registam-se as maiores quebras, nomeadamente entre os quatro e os 14 anos e os 35 e os 44 anos, com um tempo de audiência 4% inferior a 2004. No entanto, segundo um estudo da investigadora Sónia Carrilho, publicado pelo DN na quinta-feira, as crianças e jovens portugueses, com idades entre os dez e os 16 anos continuam a ver televisão em excesso. A investigadora diz que este grupo vê uma média diária de 4,5 horas de televisão, chegando às 7,5 horas aos fins-de-semana, o que contraria a recomendação de uma hora e meia, feita pelos pediatras.

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