Melhor piada no festival que já foi marginal e é hoje o maior do mundo

Darren Walsh é autor da piada mais engraçada do Fringe, em Edimburgo, e nem Kim Kardashian escapou aos finalistas.
Publicado a
Atualizado a

I just deleted all the German names off my phone. It"s Hans free. Se a primeira frase da piada que venceu o prémio Dave"s Funniest Joke of the Fringe - integrado no Edinburgh Festival Fringe, o escocês e maior festival de artes performativas do mundo - se traduz facilmente por "Acabei de apagar todos os nomes alemães do meu telefone", o mesmo não se passa com a segunda. Ou não fosse Darren Walsh, o vencedor, especialista em trocadilhos como este em que faz uma paródia com Hans, nome próprio alemão muito comum, e hands-free, expressão que significa mãos livres.

Em português - está visto pela necessidade de explicação - não funciona. Em inglês convenceu 23% dos dois mil membros do público desta sexta edição do prémio criado pela estação televisiva britânica de comédia Dave. Encabeçando a lista final de dez comediantes, a piada do inglês Darren Walsh, de 39 anos, venceu um concurso para o qual cada um dos dez jurados, críticos de comédia, viram em média 3600 minutos de material. Ou seja, algo como 7200 piadas por jurado, segundo a organização.

Na lista que foi votada pelo público, a finalista mais nova da história do concurso ficou em décimo lugar: Grace the Child, de 12 anos. Esta era a piada daquela que, se aos 18 anos ainda for comediante, será quase veterana, visto que começou aos 8: "Eles estão sempre a dizer--me para viver os meus sonhos. Mas eu não quero estar nua num exame para o qual não me preparei" (They"re always telling me to live my dreams. But I don"t want to be naked in an exam I haven"t revised for).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt