Meia centena de queixas contra artigo insultuoso

Publicado a
Atualizado a

Resultado da análise das queixas será conhecido daqui a três semanas

A Press Complaints Comission (PCC), o organismo britânico que avalia as queixas sobre os conteúdos editoriais da comunicação social no Reino Unido, recebeu até ontem meia centena de queixas contra um artigo publicado na segunda-feira, pelo jornalista Tony Parsons no tablóide Daily Mirror, com insultos ao embaixador português em Londres, António Santana Carlos.

"É um número elevado de queixas para um só artigo", referiu ao DN um porta-voz daquele organismo britânico, notando que "a maioria das queixas são de leitores portugueses e britânicos, mas também de pessoas de outras nacionalidades".

A PCC "vai agora analisar o caso e dentro de duas ou três semanas haverá resultados", especificou ainda a mesma fonte. " Se se considerar que houve uma quebra no código deontológico, a PCC produzirá um comunicado crítico, que o jornal [Daily Mirror] terá de publicar na íntegra", explicou ao DN o porta-voz daquele organismo.

No artigo em causa, com o título ofensivo Oh, Up Yours Senor (Oh, Meta-o no... Senhor), Parsons afirma que os responsáveis pela deterioração das relações entre Portugal e o Reino Unido são os investigadores da Polícia Judiciária, que o jornalista classifica de "espectacularmente estúpidos e cruéis". E ao embaixador português, o articulista sugere que, "se no futuro não conseguir dizer nada de construtivo sobre o desaparecimento da pequena Madeleine, mais vale manter fechada a sua estúpida boca de comedor de sardinhas".

O conteúdo da crónica e o título foram considerados por muitos portugueses uma "ofensa escandalosa". Por isso lançaram uma corrente de correios electrónicos a incitar à apresentação de queixas à PCC. Os autores, segundo a Lusa, invocam uma infracção à lei de ordem pública de 1986, que proíbe insultos raciais e o uso de termos que instiguem o ódio racial, que teria sido violada neste caso contra os portugueses.

Em declarações ao DN (ver entrevista na última página), o embaixador Santana Carlos considera que o artigo é ofensivo e que "a pessoa que o escreve não merece comentários". Recusando alimentar a "polémica", o diplomata português sublinha a necessidade da atitude contrária: de "cooperação", como "estão a fazer as polícias e as autoridades portuguesas e britânicas".- F. N.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt