Megafone no próximo sábado
Os grupos Bandarra, Galandum Galundaina e O Experimentar Na M'Incomoda são os nomeados para a primeira edição do Prémio Megafone, cujo vencedor será anunciado no próximo dia 17 após a actuação de todos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Os prémios são uma iniciativa da Associação Megafone, criada com o objectivo de "perpetuar a obra de João Aguardela" e de "dar à continuidade às ideias" do músico, que morreu no ano passado, aos 39 anos, vítima de cancro. Nesse sentido, serão atribuídos dois prémios: o Prémio Música, que irá distinguir um projecto cuja música se inspira na tradição para inventar o futuro; e o Prémio Missão, que se destina a uma pessoa ou organização cujo trabalho não musical contribui para a saúde da música de inspiração tradicional.
O júri, composto por José Mariño (director de programas da RDP), Luís Varatojo (músico) os jornalistas Manuel Halpern, Pedro Gonçalves, Sérgio Xavier e o escrito Rui Lage, escolheu bandas que trabalham com a música tradicional portuguesa: os Galandum Galundaina são um quarteto nascido em 1996 que pega no cancioneiro (e no dialecto) mirandês; o sexteto Bandarra, que este ano lançou o seu primeiro álbum, traz os sons dos Açores; e por fim o projecto O Experimentar Na M'Incomoda de Pedro Lucas não tem ainda qualquer disco editado mas junta a tradição portuguesa com a música electrónica.
O Prémio Megafone não tem qualquer valor monetário traduzindo-se num troféu e num impulso à divulgação dos projectos musicais, através de showcases, anúncios, apoio à imagem e à distribuição através de serviço de telemóvel. O espectáculo no próximo sábado será apresentado por Manuel Cruz (Ornatos Violeta e Foge, Foge Bandido).