Mau tempo: Meia maratona de Lisboa pode não partir da Ponte de 25 de Abril
O mau tempo ameaça trocar as voltas à Meia maratona de Lisboa. A prova, que está agendada para domingo, poderá não partir - como habitualmente - da Ponte 25 de Abril. O "plano B" já está delineado pelos organizadores, mas a decisão definitiva só será tomada sábado, após mais uma reunião com as autoridades.
"Pensamos seriamente em partir da Ponte 25 de Abril. Não é bluff", garantiu, ao DN, esta sexta-feira, Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal (que organiza a prova), depois de ter reunido com Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública, Lusoponte e Infraestruturas de Portugal. No entanto, caso o agravamento das condições climatéricas previsto para o fim de semana não o permita (principalmente, devido ao vento forte) "'o plano B' já está acionado".
A opção da organização da prova será "fazer a viagem ao contrário", com partida na zona de Sete Rios - junto das estações de metro, comboios e autocarros - e percurso pelo Eixo Norte-Sul (parcialmente cortado) até perto da saída da Ponte 25 de Abril, em Alcântara. A partir daí, a corrida seguiria o seu percurso normal - numa alteração que visaria os participantes da Meia e da Mini maratona, mas não a elite da distância mais longa [os atletas de topo], que parte de Algés.
Ainda assim, a decisão definitiva quanto à eventual alteração do percurso da prova lisboeta só será tomada sábado, "depois das 9:00, após uma nova reunião com Proteção Civil, Polícia, Lusoponte e Infraestruturas de Portugal", sublinhou Carlos Móia. "A 24 horas da partida já dará para termos uma noção mais aproximada do que serão as condições climatéricas", concluiu.