Mau tempo: Maioria das escolas de Montemor-o-Velho reabre na terça-feira

Todas os jardins-de-infância e escolas públicas de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, reabrem na terça-feira, à exceção da EB 2,3 de Arazede e da EB 2,3 da Carapinheira, anunciou hoje o município.
Publicado a
Atualizado a

As escolas tinham sido encerradas na sequência da passagem do furação Leslie pela região Centro, no sábado.

"Os alunos da EB1 e Jardim de Infância do Seixo vão ser deslocalizados para o Centro Educativo de Montemor-o-Velho, estando o transporte assegurado junto à escola, pelas 08:40 (regresso por volta entre as 17:45 e as 18:00)".

A Câmara diz ainda que, "se por algum motivo, existir alguma anomalia impeditiva do normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino, como a falta de abastecimento de água, só existirão aulas no período da manhã".

"As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) serão asseguradas até às 17:30. O município agradece a compreensão dos pais e encarregados de educação pelo esforço que a autarquia está a desenvolver para minimizar os danos acusados pela passagem do furacão nesta região", indicou a autarquia.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No domingo à noite, a Altice Portugal revelou que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estavam com serviços afetados, na sequência da tempestade.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 70 mil consumidores continuavam sem energia elétrica hoje ao final da manhã.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt