Matosinhos aprova plano para minimizar efeitos das alterações climáticas

A Câmara de Matosinhos aprovou hoje uma estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas (EMAAC) para promover um conjunto de ações para "atalhar e minimizar" os efeitos das mudanças do clima no concelho.
Publicado a
Atualizado a

"A adoção da EMAAC Matosinhos pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas", refere a proposta aprovada hoje por unanimidade em reunião privada do executivo municipal.

O documento vinca que as "alterações climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, constituindo um dos maiores desafios ambientais à escala global no presente século".

Constituindo um dos grandes desafios da atualidade, a autarquia, do distrito do Porto, encara a adaptação às alterações climáticas como uma forma de garantir a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar da população.

A elaboração do plano, que se iniciou a 30 de janeiro e que incluiu a realização de um `workshop´ a 25 de julho com a participação de vários atores locais, identificou e priorizou as atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, assim como a projeção das alterações previsíveis até ao final do século.

O grupo de trabalho envolveu elementos do ambiente, planeamento e proteção civil.

O que o município pretende é definir um conjunto integrado de opções de adaptação, tendo em vista responder não apenas ao clima futuro, mas também aos diferentes impactos climáticos já observados em todo o concelho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt