Marítimo elimina Benfica com reviravolta (2-1)

Penálti de Saviola (26') abriu o marcador, mas dois grandes golos de Roberto Sousa (60') e Sami (70') atiram o Benfica para fora da Taça de Portugal.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica está fora da Taça de Portugal. O Marítimo derrotou a equipa encarnada esta sexta-feira, por 2-1, na Madeira, e garantiu o apuramento para os quartos-de-final da prova, onde vai defrontar o vencedor do jogo entre Belenenses e Sporting.

A equipa orientada por Jorge Jesus - que voltou a falhar na "missão" de levar o Benfica ao Jamor - até marcou primeiro, por intermédio de Javier Saviola, aos 26 minutos, na conversão de uma grande penalidade muito contestada pela equipa do Marítimo.

A equipa madeirense, contudo, justificava outro resultado, que Eduardo foi negando com uma série de boas intervenções, apesar de Rodrigo também ter tido ocasiões para facturar.

Foi já na segunda parte, aos 60 minutos, que o Marítimo chegou ao empate, graças a um golo monumental de Roberto Sousa: a mais de 30 metros da baliza, o médio brasileiro atirou uma "bomba" para o ângulo da baliza à guarda de Eduardo.

Dez minutos depois, Roberto Sousa voltou a estar em destaque, com um passe longo para a desmarcação de Sami, que fez um belo chapéu a Eduardo e ditou o resultado final e o fim da invencibilidade do Benfica esta temporada.

Filme do jogo:

- 90+4' Final do jogo!

90' Paulo Baptista dá quatro minutos de compensação.

90' Cartão amarelo para Rafael Miranda.

90' O Marítimo tem a bola quando se jogam os últimos momentos da partida!

88' Pablo Aimar falha o empate! Sozinho na grande área, o argentino atirou ao lado quando estava completamente sozinho e a dois metros da baliza!

87' Substituição no Marítimo. Saiu Sami e entrou Igor.

85' Substituição no Benfica. Saiu Rúben Amorim e entrou Maxi Pereira.

84' Substituição no Marítimo. Saiu Olberdam e entrou Benachour.

84' Quase marca o Marítimo! Baba passou pela defesa do Benfica, tentou assistir Sami mas Emerson cortou para canto à tangente.

82' A equipa insular espreita o terceiro golo num contra-ataque, mas é o Benfica que carrega nos minutos finais.

78' O Marítimo limita-se, agora, a jogar em contra-ataque e aposta em passes longos para as costas da defesa do Benfica.

76' Aimar fica perto do golo! O argentino recebeu a bola na grande área, mas rematou fraco para defesa de Ricardo.

76' O Benfica parece outra equipa em campo com Pablo Aimar!

75' Substituição no Benfica. Saiu Matic e entrou Nélson Oliveira.

75' Grande defesa de Ricardo! Grande remate de Nolito, após um excelente passe de Aimar, para uma boa defesa do guardião português.

74' Que falhanço de Rodrigo! Excelente cruzamento de Matic para Rodrigo, mas sozinho ao segundo poste o jovem avançado falhou o alvo.

73' A equipa madeirense justifica a reviravolta no marcador e o Benfica bem pode agradecer a Eduardo por ter adiado, por duas vezes, o golo insular. Jorge Jesus ainda tem duas alterações para fazer.

70' GOLO DO MARÍTIMO! Mais um golaço da equipa insular! Sami faz um belíssimo chapéu a Eduardo, após um grande passe de Roberto Sousa.

70' Substituição no Benfica. Saiu Saviola e entrou Pablo Aimar.

67' Só dá Marítimo no jogo, por isso Jorge Jesus chama Aimar.

64' Eduardo evita novo golo do Marítimo! Heldon ficou na cara de Eduardo, mas o guarda-redes português negou o golo ao jogador insular.

61' Substituição no Marítimo. Saiu Danilo e entrou Heldon

59' GOLO DO MARÍTIMO! É um golo monumental de Roberto Sousa, absolutamente fantástico! Pontapé a 35 metros da baliza, ao ângulo da baliza de Eduardo. Um golo para ver e rever.

53' O Benfica tenta impor um ritmo de jogo baixo e controla a partida, apesar das ameaças do Marítimo.

51' Eduardo evita o golo do Marítimo! Danilo, completamente solto na grande área, tentou fuzilar a baliza encarnada, mas o guardião português evitou o golo com uma enorme intervenção.

47' Que perdida de Rodrigo! O jovem avançado espanhol isolou-se, ganhou posição para o remate, mas perante a pressão de um defesa do Marítimo acabou por rematar ao lado.

46' Danilo, em boa posição para rematar, perdeu tempo e a bola para Garay.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o Benfica.

- INTERVALO! Uma grande penalidade convertida por Saviola vai dando vantagem ao Benfica, num jogo equilibrado e com poucas ocasiões de golos.

45+1' Cruzamento largo de Emerson para um cabeceamento fraco de Gaitán.

45' Pontapé forte de Rafael Miranda, para a bancada.

43' Exibição quase imaculada do quarteto defensivo do Benfica, a anular a maioria das intenções ofensivas do Marítimo.

39' Cartão amarelo para Gaitán, por falta sobre Sami.

37' O Benfica controla o jogo, mesmo sem criar grandes ocasiões de perigo. Witsel e Gaitán estão a exibir-se em bom plano.

33' Falta objectividade ao ataque do Marítimo. Danilo Dias está pouco interventivo na partida e Baba não chega para toda a obra.

31' O Benfica pressina mais após o golo de Saviola. O Marítimo insiste nos ataques pelo lado esquerdo do terreno.

27' Muitos protestos por parte dos jogadores e do banco do Marítimo contra a decisão de Paulo Baptista. Há contacto entre Briguel e Saviola, mas a haver falta parece ter sido de João Guilherme.

26' GOLO DO BENFICA! Saviola rematou com violência, Ricardo ainda socou a bola mas não evitou o golo encarnado.

25' Grande penalidade a favor do Benfica! Paulo Baptista considerou que Nolito foi derrubado na grande área por Briguel, que viu o cartão amarelo. Lance muito discutível.

24' Sente-se a falta de Pablo Aimar na construção de jogo do Benfica. Nolito também está a aparecer pouco no ataque encarnado.

22' Agora é o Benfica quem aparece com maior iniciativa atacante, mas a rematar pouco à baliza do Marítimo.

20' Excelente exibição de Jardel na defesa do Benfica, a ganhar inúmeras bolas e a conseguir uma série de cortes importantes. Saviola está apagado no ataque encarnado, Gaitán em aparecido a espaços.

16' Boa combinação ofensiva do Benfica, a terminar com um remate de Witsel para a bancada.

14' Jogo dividido nos Barreiros, mas com o Marítimo a mostrar-se mais atrevido e a ameaçar a baliza encarnada.

12' O Marítimo está mais perigoso e atacar com insistência. Jardel tem sido uma muralha na defesa encarnada.

11' Cruzamento perigoso de Olim, mas Jardel evitou que Baba atirasse à baliza à guarda de Artur.

9' Sami tentou o remate à baliza de Artur, mas falhou o alvo.

7' Ricardo evita o golo do Benfica! Ataque rápido do Benfica, com Rodrigo a fazer uma diagonal da direita para o meio e a rematar de pé esquerdo para defesa do guardião insular.

5' Mais bola para o Benfica, mas ainda sem rematar à baliza. O Marítimo não está a conseguir fazer uma boa pressão e perde muitas bolas a meio-campo.

4' Witsel joga mais adiantado no meio-campo, restando Matic na posição de trinco.

3' Início de jogo tímido das duas equipas, que jogam a um ritmo baixo e ainda sem criarem qualquer ocasião de perigo.

1' As bancadas do estádio dos Barreiros estão, em boa parte, desertas.

- INÍCIO DO JOGO! Bola para o Marítimo.

- As duas equipas já estão no relvado. Paulo Baptista é o árbitro que vai dirigir a partida.

O Marítimo recebe esta sexta-feira, a partir das 20.15, o Benfica, no estádio dos Barreiros, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O Benfica está de regresso ao 4x4x2, com Jorge Jesus a apostar na titularidade de Saviola ao lado de Rodrigo, com Gaitán e Nolito pelas alas e Matic e Witsel a actuarem como duplo pivô. Ruben Amorim é a novidade na defesa encarnada.

Na equipa do Marítimo não há surpresas, mas há natural destaque para o senegalês Baba, que é o melhor marcador da Liga portuguesa e também já facturou na Taça de Portugal.

Os encarnados são, recorde-se, a única equipa sem derrotas nas principais Ligas europeias e não perdem no terreno do Marítimo há 10 anos. A equipa insular, contudo, vive um bom momento de forma e já não perde desde de Agosto. De resto, está também invicta em casa esta temporada.

O vencedor desta partida vai defronta a equipa que sair vitoriosa do Sporting-Belenenses.

Marítimo: Ricardo; Briguel, João Guilherme, Roberge e Luís Olim; Roberto Sousa, Rafael Miranda e Olberdam; Danilo Dias, Sami e Baba

Suplentes: Peçanha, Igor Rossi, Heldon, Gonçalo, Tchô, Fidelis e Benachour.

Benfica: Eduardo; Ruben Amorim, Garay, Jardel e Emerson; Matic, Witsel, Gaitán e Nolito; Saviola e Rodrigo.

Suplentes: Mika, Javi, Bruno César, Pablo Aimar, Maxi Pereira, Nélson Oliveira e Miguel Vítor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt