Marion Jones volta às pistas após suspeita de 'doping'

Publicado a
Atualizado a

A norte-americana Marion Jones regressa amanhã às competições na reunião de Veracruz (México), após quase um ano de ausência das pistas por envolvimento no caso BALCO, laboratório americano acusado de lhe fornecer produtos dopantes. A velocista deverá correr os 100 metros, distância em que não compete desde a reunião de Monterrey (México) a 12 de Junho de 2005.

Alguns dias depois, a quíntupla medalhada olímpica dos Jogos de Sydney 2000 não se apresentará à partida nos 100 metros dos campeonatos americanos. Segundo o seu empresário Charles Wells, Marion Jones, 30 anos, "não definiu ainda o seu programa competitivo para o Verão, já que os organizadores aguardam para verificar o seu nível competitivo, antes de a convidar". O manager garantiu que a tripla campeã olímpica está em "excelente forma", como indicam "os excelentes treinos" realizados em Raleigh, local onde vive na Carolina do Norte.

Marion Jones abandonou as pistas no decorrer do mediático caso BALCO, nome do laboratório americano que assumiu ter fornecido produtos proibidos a vários atletas, entre eles a velocista e saltadora.

Em femininos, a formação é homogénea, apesar de Susana Feitor, medalhada de bronze nos Mundiais de 2005, ainda não se encontrar na melhor forma. A equipa não conta com Maribel Gonçalves, que não foi seleccionada, mas terá Inês Henriques e Ana Cabecinha.

Portugal tem obtido igualmente boas classificações nos 50 km masculinos: um terceiro lugar na Taça da Europa de 2003, um quarto na Taça do Mundo de 2004 e um quinto na Taça da Europa de 2005. No entanto, a equipa acusa alguma veterania nos seus principais atletas, nomeadamente de Jorge Costa (45 anos), Pedro Martins (38) e Augusto Cardoso (35). Dionísio Ventura, campeão nacional, estreia-se e António Pereira completa a equipa.

Nos 20 km marcha, Portugal apenas apresentará três atletas, casos de João Vieira, recordista nacional (1.20.30 horas), Diogo Martins e Sérgio Vieira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt