Marcas investem nas copas XXL naturais ou de silicone
Pedimos-lhe que recue até 1994 na história do soutien. Verá que não precisa de se esforçar muito para trazer à memória a imagem de Eva Herzigova com um então misterioso wonderbra. Lembra-se do efeito voluptuoso e provocador que era olhar para o peito da ex- -modelo?
Hoje, as mulheres trocaram os efeitos ilusórios temporários de um soutien, que aumenta o volume dos seios, por operações definitivas aos mesmos. E atentas a esta nova tendência, as marcas de roupa interior (lingerie) começaram a criar modelos de soutiens específicos para quem tem peito de tamanhos grandes, mas medidas corporais normais.
"Saber comprar o soutien certo é fundamental, tanto para a imagem como para o conforto. E isso só é possível se a relação entre a copa e a largura das costas estiver correcta. Caso contrário vai existir um desnível permanente e dores nas costas", explica Nadia Santos, monitora de formação da marca Intimissimi, ao DN.
Reconhecendo que a escolha desta peça chega a ser um processo penoso para muitas mulheres, que acabam por comprar o modelo ou tamanho errados, a mesma responsável aconselha que em caso de dúvidas há que perguntar às funcionárias das lojas, que normalmente estão vocacionadas para ajudar.
Saiba que se vestir uma copa B mas sentir a zona que envolve as costas ligeiramente largas, deve mudar para a copa de tamanho acima. Por outro lado, se a zona que envolve as costas estiver muito justa, então deve descer um número de copa. E quando se pratica desporto, profissionalmente ou regularmente (ginásio), deve sempre usar-se modelos adequados a estas modalidades, isto é, os soutiens de desporto sem aros para não partir o peito (ver caixa à direita).