Marcas aproveitam Verão para lançar novos produtos
O Verão é, por natureza, o período de excelência no negócio das bebidas e em particular no mercado cada vez mais agressivo das cervejas. Calor, praia, convívio e esplanadas, são conceitos já de si propícios à associação à publicidade, mas cada vez mais as cervejeiras se associam ao poderoso negócio do futebol e dos festivais de Verão. O DN foi saber como vão "atacar" o Verão a Unicer e a Central de Cervejas.
"O Verão 'faz-se' antes... é um período de recolher frutos do que foi 'semeado' ao longo do resto do ano e que agora deverão estar a produzir resultados e não tanto de realizar grandes gastos", explicou ao DN Paulo Valentim, director de marketing da Unicer. E adianta: "Basicamente a ideia é recolhermos os ganhos das apostas feitas na Green e na Tango e centrarmo-nos numa forma de comunicação diferente da Super Bock." Uma diferença "que se fará pelo tipo de filmes e de valores que se comunicarão", mas que a Unicer não pretende levantar para já o véu.
A aposta mais visível da Unicer será, assim, a Super Bock Cool, a cerveja com álcool mais leve no mercado, com apenas 4,2 graus, de edição limitada precisamente ao período de Verão, e a primeira com abertura pull-off em Portugal. Paulo Valentim reconhece que este é claramente um projecto de Verão, dado que esta é uma época importante para Unicer, altura em que a empresa de bebidas consegue aumentar em mais de 50% do seu volume de vendas.
"O Verão é uma altura em que as pessoas bebem mais para regular a sua temperatura corporal e quisemos dar uma alternativa a quem gosta do sabor puro a cerveja e baixo teor alcoólico e que agora não tinha a não ser com limão ou groselha." Recorde-se que a Super Bock tem um teor alcoólico de 5,6 graus.
O investimento em comunicação é de três milhões de euros - sensivelmente o mesmo que a Unicer aplicará na vertente diferenciada de marketing da Super Bock tradicional - e o objectivo é de atingir um patamar mínimo de vendas de 2,5 milhões de litros. O projecto termina em Setembro. "Queremos deixar boas recordações caso reeditemos a Super Bock Cool nos próximos anos", diz Paulo Valentim.
Já a Central de Cervejas antecipou a chegada do Verão com o lançamento da Sagres Chopp, a cerveja oficial Rock in Rio, inspirada nas receitas da cerveja brasileira. A cantora Ivete Sangalo foi a cara escolhida para o lançamento da marca e o investimento em comunicação multimeios é da ordem dos seis milhões de euros.
Aproveitando a onda do futebol, a Central de Cervejas, lançou uma edição comemorativa da presença de Portugal no Mundial 2006 a que chamou Sagres Selecção. Foi a sétima inovação da cervejeira este ano e contou com Eusébio para rosto da campanha de marketing. Num investimento é de 2,5 milhões de euros foi concebida pondo lado a lado dois grandes momentos do futebol nacional: o campeonato de 1966 e o Mundial da Alemanha. C