Maratona Lopes-Graça parte do Porto e tem meta em Évora

Publicado a
Atualizado a

Um dia das nossas vidas por Lopes-Graça. É esta a proposta da Casa da Música (Porto) que, esta manhã, a partir das 11.00, inicia uma 'Maratona' de seis recitais e um concerto integralmente dedicados ao compositor, abarcando a sua produção para piano solo, canto e piano, e coro a cappella. Palco será sempre a Sala 2, sendo que cada recital tem a duração de uma hora. Falemos dos cinco que se realizam hoje.

Em liça irão estar alguns dos intérpretes mais identificados com o compositor, como sejam os pianistas Miguel Henriques, Miguel Borges Coelho, António Rosado, Fausto Neves e João Paulo Santos, o soprano Ana Ester Neves e o Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido por José Luís Borges Coelho, este um companheiro de longuíssima data de Lopes-Graça. Para além do compositor centenário, figuram ainda obras de autores que ele admirava e/ou que divulgou nos concertos da Sociedade Sonata.

Às 11.00, Miguel Henriques toca os 24 Prelúdios e, duas horas depois, António Rosado (que, na ocasião, apresenta o seu recente disco na Numérica contendo a 1.ª gravação integral das oito suites In Memoriam Bela Bartók, op. 126, de Lopes-Graça) toca a Sonata n.º 3 e as Suites I e V do op. 126. Às 15.00, Miguel Borges Coelho faz Glosas, Música Festiva 18 para os 18 anos do Miguel Borges Coelho, a Suite VII do op. 126, a Pavane de Ravel e a Sonata, de Bartók. Mais duas horas e regressa António Rosado, com a Sonata n.º 2, a Suite IV (op. 126) e as Danças Marosszek, de Kodály. Por último, às 19.00, Ana Ester Neves e João Paulo Santos levam partituras de Milhaud, Poulenc, Rodrigo, Freitas Branco e Joly Braga Santos , para além de Lopes-Graça, do qual se ouvirão os Três sonetos de Camões, as Quatro líricas castelhanas (Gil Vicente), O Menino de sua Mãe (Fernando Pessoa), Dois sonetos de António Nobre, três canções do ciclo As mãos e os frutos (Eugénio de Andrade) e oito Canções Populares Portuguesas. A Maratona termina amanhã, com o recital de Fausto Neves (11.00) e o concerto coral (12.30). A assinatura dos sete concertos custa 14 euros, o individual cinco euros.

Mais a Sul, em Évora, o Coral Polifónico Eborae Musica, dirigido por Pedro Teixeira, canta Lopes-Graça a partir das 21.30, no Convento dos Remédios (preço: 2,5 euros). Sob o título"Quatro vertentes da música coral de Fernando Lopes-Graça no centenário do seu nascimento", ouvem-se seis Canções Regionais Portuguesas, duas Canções de Romaria Tradicionais Portuguesas, quatro Natais Tradicionais Portugueses extraídos das 1.ª e 2.ª cantatas do Natal e, por fim, nove Canções Heróicas (a começar pelo famosíssimo Acordai!...), aqui com acompanhamento ao piano por Rodrigo Gomes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt