Manuel Gião e Ni Amorim jogam tudo na última corrida

Publicado a
Atualizado a

Vice-campeão da Fórmula 3 espanhola, em 2004, vice-campeão do campeonato de GT do país vizinho, no ano passado, Manuel Gião quer "quebrar" o enguiço e chegar ao título, que, este ano, persegue em parceria com Ni Amorim.

A dupla portuguesa chegou à liderança do mais competitivo campeonato de GT da Europa na última jornada, em Jerez de la Frontera - onde obteve um quinto e um segundo lugares -, e pode, na derradeira etapa, dia 12, em Barcelona, terminar a prova em beleza.

"Estamos um pouco apreensivos com o tempo, já que o nosso carro (Ferrari 360 Modena), não dispondo de controlo de tracção, dificilmente se revelará tão competitivo como outros, no caso de a chuva aparecer. Estamos na expectativa, mas, co- mo é evidente, tudo faremos para alcançar o título de campeões", diz Manuel Gião, que, independentemente do resultado da prova de Barcelona, já garantiu a presença na próxima edição da competição, mantendo-se na equipa italiana Playteam, mas passando para um mais competitivo Ferrari 460 e contando com um novo companheiro de equipa: o também português Pedro Couceiro.

"É um projecto aliciante e que se reveste de um facto curioso. É que tanto eu como o Pedro cumpriremos 25 anos de carreira", assinala o piloto, insistindo na hipótese de iniciar o próximo campeonato com o título de 2006. Manuel Gião e Ni Amorim lideram a lista de 73 inscritos, com 110 pontos cada, à frente do italiano Michele Bartyan (104), dos espanhóis José Aicart e Lucas Guerrero (99) e de outro piloto transalpino, Marco Lambertini (89), pelo que a atribuição do título se deverá decidir entre o quinteto de pilotos da frente.

Porém, com o segundo lugar conquistado em Jerez, os portugueses serão obrigados a cumprir uma penalização de 15 segundos na altura da mudança de pilotos, um handicap regulamentar que esperam ultrapassar com a regularidade demonstrada ao longo da época.

"Lutámos muito para estar na frente e estamos muito satisfeitos por termos chegado à última prova com esta vantagem", diz, por seu lado, Ni Amorim, reafirmando a disposição da dupla portuguesa para este derradeiro embate da época no campeonato GT espanhol: "Para além de este ser um dos campeonatos mais competitivos da Europa, é também aquele em que se regista o maior número de pilotos inscritos. Seria uma conquista muito importante e estamos determinados em consegui-lo."

Manuel Gião concorda e acrescenta uma convicção: "Aconteça o que acontecer, vai ser um fim-de-semana espectacular."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt