Mais um recorde na vida de 'King James'

Publicado a
Atualizado a

LeBron James deu mais um passo na sua ascensão até ao olimpo da NBA na vitória dos Cleveland Cavaliers sobre os Portland TrailBlazers (107-101), LeBron tornou-se o mais jovem jogador de sempre a atingir um triplo-duplo [ficar acima da dezena em três items do jogo]. Com 20 anos e 20 dias, fez 27 pontos, 11 ressaltos e dez assistências.

"O primeiro de muitos. De certeza absoluta", referiu no final o treinador dos Cavaliers, Paul Silas. E Silas não correrá, de facto, grandes riscos de errar. É que a história de LeBron James é feita disso mesmo recordes e factos extraordinários que o projectaram, desde cedo, para um patamar exclusivo dos predestinados. Aos 16 anos já assinava autógrafos como "King James". Aos 18, foi capa da revista Sports Illustrated, os seus jogos eram televisionados por cabo, a sua universidade cobrava um cachet de 15 mil dólares por cada aparição e a Nike ofereceu-lhe um contrato milionário de 90 milhões de dólares por sete anos. Ainda antes de entrar na NBA, LeBron James era já aquilo a que os norte-americanos chamavam a "next big thing" [o próximo fenómeno] do basquetebol. O sucessor do "rei" Michael Jordan, de quem LeBron copiou o número da camisola, o mítico 23. E a entrada na NBA, na época passada, não frustrou as expectativas. Rookie [novato] do ano e um dos únicos três de sempre a conseguir terminar o seu primeiro ano na liga com médias superiores a 20 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências por jogo - os outros foram Oscar Robertson e... Michael Jordan.

LeBron, natural do Ohio, foi escolhido no draft de 2003 da NBA precisamente pela "equipa da casa", os Cleveland Cavaliers. "Só prometo que seremos melhores dia após dias", disse na sua apresentação. E, em dois anos, os Cavs passaram de uma das piores equipas da liga, com 20 vitórias por época, para actuais líderes da Divisão central, com 62 por cento de vitórias (24-13). Com LeBron, quinto melhor marcador da competição (24,9 pontos de média), no top ten em 19 dos rankings individuais da liga.

outros RESULTADOS. Celtics-Bulls, 92-83; Raptors-Knicks, 98-81; Bobcats-76'ers, 105-107; Heat-Hawks, 111-92; Nets-Bucks, 96-90; Hornets-Pacers, 90-87; Spurs-Clippers, 80-79; Suns-Grizzlies, 79-88; Lakers-Timberwolves, 93-90.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt