Mais de 350 objetos de Margaret Thatcher vão a leilão
"Cerca de 350 objetos históricos e pessoais" de Margaret Thatcher (1925-2013), antiga primeira-ministra britânica e líder do Partido Conservador, vão ser leiloados em dezembro, anunciou a Christie's.
Numa primeira fase, a 15 de dezembro, estarão em exibição 150 artigos na casa de leilões, em Londres. Entre os dias 3 e 16, cerca de 200 outros objetos serão disponibilizados online. Esta venda pública acontece no ano em que Thatcher celebraria 90 anos de vida e em que se assinalam 25 anos desde que deixou o Governo do Reino Unido.
Entre os objetos que vão a leilão, destacam-se a pasta de cabedal vermelho na qual a antiga ministra guardava os documentos oficiais, avaliada num valor entre as três e cinco mil libras (4200 a 7000 euros), notas de discurso, jóias, peças de roupa, malas, a escultura de uma águia que lhe foi oferecida pelo presidente norte-americano Ronald Reagan e até o seu vestido de casamento.
A receita total desta iniciativa está estimada em 500 mil libras (cerca de 650 mil euros), lucro que será distribuído pelos filhos de Thatcher, Mark e Carol, e pelos seus netos.
Inicialmente, a ideia de leiloar os objetos pessoais de Margaret Thatcher foi sugerida pela sua família ao conceituado Victoria and Albert Museum, em Londres. A proposta foi recusada porque o guarda-roupa da antiga primeira-ministra apenas incluia peças "de estética ilustre e de qualidade técnica", que são "mais adequadas a outra coleção cuja foco seja o seu valor histórico e social intrínseco".