Mais de 2,2 milhões de portugueses com dados comprometidos no Facebook. Saiba se é um deles

Em Portugal mais de 2,2 milhões de contas de utilizadores do Facebook terão sido afetados e os seus números de telefone expostos. Depois da fuga de informação dos dados pessoais de cerca de 533 milhões de utilizadores, a plataforma "Have I Been Pwned" diz-lhe se a sua informação foi comprometida.
Publicado a
Atualizado a

Os dados pessoais de 533 milhões de utilizadores do Facebook, incluindo o número de telemóvel e o e-mail, foram revelados este fim de semana num banco de dados online. Esta é a mais recente fuga de dados a envolver a empresa que detém também WhatsApp e Instagram.

As reações têm-se multiplicado e foi ​​​​​​​Alon Gal, diretor de tecnologia da Hudson Rock, uma empresa de cibersegurança, quem denunciou a fuga na sua página do Twitter.

Depois disso Troy Hunt, especialista em cibersegurança, criou o "Have I Been Pwned", uma ferramenta que permite saber se já teve o seu e-mail ou informação pessoal comprometida na internet e se foi alvo nesta última fuga de dados e concreto.

Antes, os utilizadores do Facebook só podiam procurar endereços de e-mail para saber se os seus dados tinham sido comprometidos mas, devido à crescente procura, os utilizadores podem agora inserir o número de telemóvel para confirmar esta informação.

A base de dados contém informações de utilizadores em mais de 106 países. Entre estes, estão incluídos 32 milhões de utilizadores dos Estados Unidos, 11 milhões de Inglaterra e 6 milhões da Índia.

2,2 milhões de portugueses envolvidos

De Portugal, estarão comprometidos os dados de 2 277 361 contas de utilizadores - em todos estão disponíveis números de telefone dos próprios, inclusive de alguns famosos. Só em 25 439 contas estarão os endereços de email.

É essa a indicação do especialista em cibersegurança português, Tiago Henriques, cofundador da portuguesa BinaryEdge e atualmente acionista minoritário e líder de engenharia na Europa do unicórnio norte-americano da área dos ciberseguros, Coalition.

Existem, assim, utilizadores de 224 cidades portuguesas presentes e os concelhos com mais pessoas são Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra. O registo indica ainda que 1 090 426 são homens e 1 030 009 são perfis de mulheres.

Há 272 482 utilizadores marcados como casados, 185 879 como solteiros, 6188 indicam "é complicado". Os nomes mais frequentes são Ana, Pedro, João, Maria e Paulo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt