Mais de 19 mil contra setenças para membros da ETA

Cerca de 19.300 pessoas estiveram em Bilbau numa manifestação convocada por sindicatos nacionalistas e outras organizações contra a sentença de alegados elementos da organização independentista ETA, contabilizou uma empresa especializada para a agência noticiosa EFE.
Publicado a
Atualizado a

A contabilização exata foi de 18.269 participantes, pelas 18:03 de sábado, mas sendo a margem de erro de seis por cento, o total deve ter chegado às 19.365 pessoas, explicou a EFE.

No final da manifestação em Bilbau (norte de Espanha) foi lida uma carta de Arnaldo Otegi, antigo porta-voz do partido Batasuna e condenado a 10 anos de prisão, na qual se refere que a paz chegará a quem reivindica o "direito a ser um Estado".

Os manifestantes quiseram mostrar a oposição às condenações de Otegi e de outras quatro pessoas, acusados de pertencerem à organização terrorista ETA.

Na frente da marcha estava uma faixa com a expressão "Epaiketarik ez. Zigorrik ez. Aterabide demokratikoak orain!" ("Mais julgamentos não. Mais condenações não. Saídas democráticas agora".

Na cabeça da manifestação eram visíveis as presenças de dirigentes das organizações que convocaram a marcha, ligadas a partidos e o antigo dirigente da ETA Eugenio Etxebeste, "Antxon".

Os impulsionadores da manifestação consideraram a sentença como um "ataque" à sociedade basca e uma "flagrante violação dos direitos mais fundamentais", uma vez que os cinco condenados estavam presos por "desenvolver um trabalho político".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt