Mais 2100 turistas por dia nos primeiros sete meses
De acordo com dados do Turismo de Portugal, as estadas também subiram (8,9%) relativamente a 2010. Os portugueses estão a ir cada vez mais para fora cá dentro, tendência que deve ser reforçada quando forem revelados os dados de Agosto. Em contraciclo com outros sectores, o Turismo sobe em tempo de crise.
Não foi só a troika que este ano aterrou na Portela. De Janeiro a Julho, o País recebeu quase mais meio milhão de turistas do que em 2010, que acabaram por ser a verdadeira "ajuda externa" ao Turismo. Apesar de ainda serem desconhecidos os números de meses fortes como Agosto e Setembro, os dados do Turismo de Portugal mostram que 2011 está a ser um "ano bom" para o sector, cuja receita já aumentou 334 milhões de euros
Embora não exista um Euro 2004 ou uma Expo'98, este ano foi impulsionado pelos conflitos no mundo árabe, como aliás explicaram os oradores do debate organizado ontem pelo DN (ver páginas 27 a 29).
Os dados publicados pelo Turismo de Portugal há menos de uma semana mostram que os espanhóis lideram como os estrangeiros que mais visitam Portugal (745 mil), embora os britânicos estejam à frente no que diz respeito a dormidas (3,5 milhões). Por outro lado, os turistas franceses são os que - proporcionalmente - mais aumentaram (19,7%).
Para a subida do Turismo terão contribuído actividades como o golfe, que no Algarve representa 80% da ocupação na época baixa e - segundo dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve - proporciona receitas de 350 milhões de euros por ano.
Além do alojamento, os movimentos aéreos e marítimos também aumentaram, respectivamente 11,9% e 22,5 %. Em termos de voos, destaque para o facto de as viagens low cost registarem um aumento de 3,7%, número que - mesmo assim - fica atrás da subida de 20,6% dos voos clássicos. As viagens de baixo custo já são escolhidas, no entanto, por 36% dos passageiros que aterram em terras portuguesas.
A importância do Turismo fica comprovada por números referidos pelo painel que ontem participou no debate organizado pelo DN. Embora não tenham chegado a acordo sobre um número exacto, é consensual que o peso do sector nas exportações está situado entre os 14% e os 19%.
O relevo desta actividade fica evidenciado também pela comparação de dois outros dados: enquanto o produto interno bruto português representar apenas 0,4% da riqueza mundial, a nossa quota do turismo mundial chega aos 1,4% .
São empresas de sucesso, como as que o DN apresentou ao longo do mês de Setembro, que impulsionam esta área como uma das mais importantes para a economia nacional. Por outro lado, o facto de os próprios portugueses optarem por
passar férias no País também ajudou ao crescimento do sector. Até Julho, os hóspedes portugueses aumentaram 0,5% e representam já 47,4% desta área de mercado.
Os portugueses estão a começar a ir cada vez mais para fora cá dentro, e os números - de acordo com os agentes turísticos - ainda devem aumentar quando forem conhecidos os dados de Agosto.