Mafia mata presidente da câmara de Nagasaki

Publicado a
Atualizado a

O presidente da câmara de Nagasaki, no Sul do Japão, morreu ontem depois de ter sido atingido nas costas por dois tiros quase à queima roupa pelo chefe de um gang ligado à mafia japonesa (yakuza). Iccho Ito, de 61 anos, que estava em campanha para um quarto mandato à câmara da cidade nas eleições locais do próximo domingo veio a falecer poucas horas depois de ter sido alvejado. O atirador, Tetsuya Shiroo, de 59 anos, foi detido pela polícia, desconhecendo-se ainda o motivo do crime.

O incidente ocorreu junto à gare de Nagasaki, perto da sede de campanha, quando o mayor saía do carro. Segundo a imprensa, o homicídio pode estar relacionada com questões imobiliárias. "Espero que as autoridades procedam a um rápido inquérito para tornar pública a verdade", disse o primeiro-ministro japonês conservador, Shinzo Abe.

Ito era a favor da abolição das armas nucleares e considerado um "pacifista". A 9 de Agosto de 1945, três dias depois de Hiroshima, Nagasaki foi atingida por uma bomba nuclear que causou a morte a 70 mil pessoas.

Este é o segundo incidente do género a envolver um mayor da cidade. Em 1990, o antecessor de Ito recusou retratar-se das suas declarações sobre a responsabilidade parcial do Imperador Hirohito na II Guerra Mundial, sendo ferido por um militante de extrema-direita.|* com agências

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt