Mafia lava dinheiro com empréstimos em tempo de crise
A crise do sistema financeiro internacional e a consequente redução do crédito veio trazer à mafia italiana a oportunidade de lavar dinheiro através de empréstimos ou investimentos em negócios legais.
O alerta foi lançado pelo próprio Banco de Itália. "A crise deu ao crime organizado espaço para prosperar porque o acesso ao crédito tornou-se difícil", disse Anna Maria Tarantola, vice-presidente do banco, citada pela Bloomberg. "Quem quer que tenha grandes somas de dinheiro, como os grupos criminosos, pode fazer investimentos que não são possíveis a outros. Agora podem investir de uma forma perfeitamente legal nos negócios".
Os serviços de informações do banco central italiano identificaram pelo menos 15 mil transacções suspeitas desde o início deste ano, o que significa um aumento de 52% em relação a 2009.
No ano passado uma investigação descobriu que o Café de Paris, em Roma, famoso por aparecer no filme 'La Dolce Vita' de Federico Fellini, pertencia alegadamente à mafia calabresa Ndrangheta. Na semana passada, uma operação policial prendeu três centenas de membros deste clã, incluindo o seu alegado líder Domenico Oppedisano. Hoje a justiça emitiu mais 67 mandados de captura dirigidos a suspeitos de pertencerem à Ndrangheta.