Macmeios e Mac II deixam 49 sem emprego

Publicado a
Atualizado a

Despedimento. Insolvência do antigo grupo têxtil sedeado em Vila do Conde

Mac Vila pode receber 30 trabalhadores das antigas empresas da Maconde

Cerca de meia centena de trabalhadores de duas empresas do antigo grupo Maconde, a Macmeios e a Maconde Confecções II (Mac II), ficou ontem no desemprego. Este é o culminar do processo de insolvência das empresas, decretado pelo Tribunal de Braga em Setembro de 2007. Dos 79 trabalhadores, 30 podem ser integrados na MacVila e na MacTrading. Estas duas empresas são o resultado do management buy out (MBO) feito em Outubro do ano passado por José Amorim e Luísa Rocha e que levou à saída das empresas do grupo Maconde. Além de pagar a dívida de 32 milhões de euros ao sindicato bancário, as novas empresas receberam os 461 trabalhadores da unidade industrial do grupo.

Por resolver ficou a situação de 79 trabalhadores da Macmeios e Mac II, que prestavam serviços ao grupo. Com dívidas aos cerca de 150 credores, 40 dos quais são trabalhadores, de cerca de 11,2 milhões de euros, as empresas apresentaram um plano de reestruturação, chumbado em assembleia de credores. Em Junho passado, o tribunal decretou a liquidação judicial e os 79 trabalhadores começaram a receber as cartas de despedimento.

Segundo adiantou ao DN Madalena Sá, do Sindicato do Vestuário, foram contactados os responsáveis da MacVila, que continuam a laborar normalmente e "que mostraram intenção de receber 30 trabalhadores". Uma solução que, longe de ser a ideal, ajuda a minimizar os danos provocados pela liquidação definitiva da Mac II e da Macmeios.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt