M4GTS. Especial de corrida

É um automóvel tão especial que apenas foram produzidos 700. Três ficam em Portugal, onde custam 178 000euro. O BMW M4 GTS assume-se como um carro de competição para também circular na estrada. Exclusividade para coleção.
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A imagem não deixa dúvidas, o ronco do motor, verdadeira orquestra em fortíssimo, impõe o respeito que as grandes máquinas suscitam. O resto, quando pode gozar-se o privilégio de o conduzir, é um verdadeiro "cocktail" de emoções, fácil de imaginar quando se têm 500 cv nas mãos e uma máquina que vai de 0 a 100 em 3,8 segundos e atinge a velocidade (limitada) de 305 km/h.

O BMW M4 GTS foi produzido a pensar na forma mais radical de apresentar um automóvel de estrada, pela simples razão de que é um modelo pensado para a pista. Quem o compra recebe um catálogo com as afinações para os principais autódromos do mundo. Isto porque a suspensão tem várias afinações mecânicas, asa traseira idem, e o spoiler só pode mesmo ser usado em circuito fechado. Muda de pista, intervém o mecânico...

Debaixo do capô está o 6 cilindros em linha 3.0 biturbo conhecido da família M, neste caso, pela primeira vez num modelo de produção, com injeção de água (ver explicação). A transmissão, às rodas traseiras, como de costume, passa por uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades que gere os 600 Nm (!) de binário. Os travões só podiam ser em cerâmica e carbono. As jantes são mais maiores atrás (19/20) e os pneus umas "lapas" da Michelin que se aproximam da eficiência de uns slicks de competição.

Isto tudo só faz sentido num automóvel cujo peso foi reduzido ao mínimo (1510 kg) através, designadamente, do plástico reforçado com fibra de carbono usado no capô, tejadilho, difusores aerodinâmicos. Até o silenciador do escape é em titânio ultraleve e as impressionantes backets com cintos de seis apoios são em carbono.

A listagem do pacote tecnológico parece não ter fim. É tão impressionante como o comportamento do carro. No autódromo do Estoril, pista molhada, a experiência não podia ser mais esclarecedora. O que mais impressiona? Pois, além da fantástica capacidade de aceleração, a forma como se consegue dominar a frente e desenhar as trajetórias. Outra dimensão do automóvel! Se tiver a sorte de ver um dos três modelos vendidos em Portugal no seu retrovisor, deixe-o passar depressa. Foi feito para acelerar...

[destaque:A diferença]

Injeção de água

É um sistema que assenta no princípio de que a água absorve energia quando evapora. Assim, é injetado um spray de água muito fino que reduz a temperatura de compressão na câmara de combustão permitindo ao motor trabalhar com uma pressão mais elevada do turbo. Resulta no aumento de potência e binário e eficiência do motor. A água está num pequeno depósito no fundo da mala.

[destaque:Detalhes]

Banco traseiro

Este é um dois lugares mesmo nos países onde não está proibido circular com o arco de segurança . Neste caso, o peso do "roll-bar" em aço pintado em cor de laranja é compensado com um lastro.

Faróis OLED

Estreia das luzes orgânicas num carro de série. A tecnologia é usada nos farolins e em vez de pontos de luz assenta numa fonte que ilumina a totalidade da superfície de forma mais homogénea

Spoiler frontal

Acionável mecanicamente e só utilizável em pista, contribui para "agarrar" o carro ao asfalto assegurando 10,7 quilos de "downforce" a 200 km/h. É construído em fibra de carbono.

[destaque:Ficha técnica]

Motor: 2979 cc, seis cilindros, biturbo, injeção direta

Potência: 500 cv/ 6250 rpm

Binário: 600 Nm/4000-5500 rmp

Transmissão: automática, dupla embraiagem, 7 velocidades

Aceleração 0-100 km/h: 3,8 s

Velocidade máxima: 305 km/h (limitada)

Consumo: média - 8,5 l/100

Emissões CO2: 199 g/km

Mala: 445 litros

Preço: 178 000euro

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