Luol Deng conduz Bulls em reviravolta frente aos Lakers
Os Bulls, finalistas da Conferência Este na temporada passada, iniciaram da melhor maneira a nova temporada, ao vencerem, no domingo, em Los Angeles por 88-87, graças a um minuto final em grande de Luol e a um cesto de Derrick Rose, a cinco segundos do fim.
A 55 segundos do fim do jogo, os Bulls perdiam por seis pontos (87-81), tendo entrado em ação Deng, que, com um ressalto ofensivo e outro defensivo, eprmitiu que a sua equipa ficasse a apenas um ponto.
Após um desconto de tempo pedido pelos Lakers, o britânico efectuou a intercepção que permitiu a Rose anotar o cesto vencedor do encontro, somando ainda um contra ao lançamento derradeiro de Kobe Bryant.
Os Dallas Mavericks iniciaram a defesa do título com uma derrota em casa por 105-94 com os Miami Heat, que conseguiram uma pequena vingança da derrota na final da época passada.
Após o "lockout" que adiou o início do campeonato por dois meses e ditou a redução do número de jogos por equipa de 82 para 66, a temporada regular começou com a reedição da última final no American Airlines Center, em Dallas, Texas, onde os Heat aqueceram o jogo logo desde o inicio.
Após ganharem os três primeiros parciais por 32-17, 30-24 e 35-24, os Heat chegaram ao fim do terceiro período a vencer por 97-65 e com a vitória praticamente garantida.
Mas os "Mavs" ainda tiveram um assomo de campeões no derradeiro tempo, no qual reduziram a derrota para números menos humilhantes, graças a um parcial de 29-8, o mais desequilibrado do jogo.
LeBron James, com 37 pontos, 10 ressaltos e seis assistências, e Dwyane Wade, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, foram as figuras da equipa da Florida, na qual Chris Bosh se ficou pelos quatro pontos, sete ressaltos e uma assistência.
Nos Mavericks, que só ganharam um total de 31 ressaltos, contra 51 dos Heat, o alemão Dirk Nowitzki foi quem menos longe ficou do normal, ao somar 21 pontos, cinco ressaltos e três assistências, seguido pelo suplente Jason Terry, que terminou com 23 pontos, um ressalto e três assistências.
Horas antes, no primeiro jogo da NBA de 2011/12, os New York Knicks venceram os Boston Celtics por 106-104 no seu Madison Square Garden de Nova Iorque, onde Carmelo Anthony marcou 37 pontos, incluindo os últimos cinco da sua equipa.
Anthony, que também registou oito ressaltos, três assistências e duas recuperações de bola, converteu dois lançamentos livres a 16 segundos da buzina para desfazer o empate a 104 que então o marcador exibia.
Nos outros dois encontros do primeiro dia da NBA, os Oklahoma City Thunder receberam e venceram os Orlando Magic po 97-89, enquanto os Los Angeles Clippers venceram em casa dos Goldem State Warriors por 105-86.